Ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca é "imperativa" -- Presidente da CCDRC

| Norte
Porto Canal / Agências

Coimbra, 11 jul (Lusa) -- O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Pedro Saraiva, defendeu na quarta-feira, em Coimbra, que a ligação ferroviária entre o porto de Aveiro e Salamanca é uma "necessidade imperativa".

Pedro Saraiva falava depois de ter participado numa reunião do Conselho Regional do Centro (CRC), durante a qual foram debatidos os "eixos" e "domínios" do plano de ação da região, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, a vigorar entre 2014 e 2020, no valor de cerca de 20 mil milhões de euros.

Embora se tenha escusado a comentar projetos concretos, pois ainda faltam "contributos" e os cinco "eixos de atuação" e 19 "domínios de intervenção" que sustentam a estratégia regional estão em discussão pública (entre 11 e 31 de julho), o presidente da CCDRC salientou que aquela ligação é apontada como essencial pela generalidade das entidades e pessoas que participaram na discussão sobre a aplicação de fundos europeus na região, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

"O plano de ação regional considera uma necessidade imperativa" a existência de "uma linha ferroviária, para apoio às exportações de mercadorias, unindo Aveiro e Salamanca", sublinhou Pedro Saraiva.

"É inequívoco que cerca de 60% das exportações nacionais circulam através deste eixo" e "não houve um único empresário" que não o considerasse como "a aposta número um" da região.

Neste "corredor onde grande parte da economia nacional acontece" impõe-se "uma solução competitiva, em termos de custo e rapidez", sustentou o presidente da CCDRC, salientando que na elaboração do plano para a região centro participaram várias centenas de pessoas e instituições e nenhuma das "mais de 300 entidades" que se pronunciaram, "por escrito", deixou de sublinhar, a importância da existência de uma ligação ferroviária a Salamanca que garanta "a intermodalidade com os portos de Aveiro e da Figueira da Foz".

Na reunião do CRC também participou o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, que assegurou que "está absolutamente assente" que "haverá programas regionais" no próximo quadro comunitário de apoio e que "as prioridades" serão definidas pelos respetivos conselhos regionais.

Além dos quatro programas operacionais nacionais (competitividade e internacionalização, capital humano, inclusão social e emprego e sustentabilidade e eficiência no uso de recursos), "haverá programas regionais", afirmou o secretário de Estado , que também falava aos jornalistas à margem daquela reunião.

Houve "alguma hesitação, alguns equívocos a esse respeito", mas "está absolutamente assente que haverá programas regionais", sublinhou o governante.

Os programas regionais correspondem às cinco regiões plano (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e às duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

"Os conteúdos desses programas, as prioridades, os objetivos, as ambições" de cada região "são definidas" pelo seu Conselho Regional, "sob proposta" da respetiva comissão de coordenação regional, acrescentou Castro Almeida.

JEF // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.