Governo: Secretário-geral do PS cancela presença em iniciativa autárquica

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - O secretário-geral do PS cancelou hoje a sua presença numa iniciativa de pré-campanha autárquica em Odivelas, na noite em que o Presidente da República propôs um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS.

António José Seguro tinha prevista uma intervenção na apresentação da candidatura de Susana Amador à Câmara Municipal de Odivelas.

Numa comunicação ao país, Cavaco Silva considerou que o atual Governo se encontra em "plenitude de funções" e defendeu um compromisso de "salvação nacional" de médio prazo entre PSD, PS e CDS com eleições após junho de 2014, apesar de rejeitar eleições antecipadas já em setembro.

Numa primeira reação, o membro do Secretariado Nacional do PS Alberto Martins afirmou que o partido aguardará as iniciativas do Presidente da República sobre o acordo de médio prazo, mas advertiu que esse diálogo deve envolver todos os partidos parlamentares e discorda da não realização de eleições já.

Na sua declaração, o ex-ministro dos governos de José Sócrates e de António Guterres reafirmou que o PS "não apoiará nem fará parte de nenhum Governo sem que os portugueses manifestem democraticamente a sua vontade através da realização de eleições".

O Presidente da República propôs hoje, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

SMA (PMF) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.