Ébola: UE reúne ministros e especialistas na segunda-feira em Bruxelas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 10 set (Lusa) -- A Comissão Europeia organiza na segunda-feira uma reunião com vários ministros e especialistas para coordenar a ajuda que a União Europeia (UE) pode dar aos países africanos afetados pela epidemia do Ébola, informou um porta-voz.

O encontro é coorganizado pelos comissários europeus da Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, do Desenvolvimento, Andris Piebalgs, e da Saúde, Tonio Borg.

"Trata-se de coordenar a ajuda no terreno e, em termos mais vastos, a resposta que a UE pode dar" à epidemia, precisou uma fonte europeia.

A Comissão anunciou na sexta-feira ter desbloqueado 140 milhões de euros para ajuda aos países afetados pelo vírus do Ébola na África Ocidental: Guiné-Conacri, Serra Leoa, Libéria e Nigéria.

A maior parte, 97,5 milhões de euros, destinam-se ao reforço da oferta de serviços públicos, nomeadamente de saúde, naqueles países, enquanto 38 milhões são para "apoio direto aos sistemas de cuidados de saúde" e os restantes cinco milhões permitirão fornecer laboratórios móveis para um melhor deteção e formar pessoal de saúde.

A epidemia, a mais grave desde a identificação desta febre hemorrágica em 1976, já causou 2.296 mortos, 1.224 dos quais na Libéria, até 06 de setembro, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde.

PAL // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.