Ana Patricia Botín nomeada presidente do Grupo Santander

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 10 set (Lusa) - O Conselho de Administração do Grupo Santander aprovou hoje a nomeação de Ana Patricia Botín como presidente da entidade, sucedendo assim ao seu pai que morreu hoje vítima de um ataque cardíaco.

A decisão foi comunicada pelo grupo num comunicado remetido à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), o supervisor espanhol, depois da reunião do Conselho de Administração, que decorreu na Cidade Financeira Santander, nos arredores de Madrid.

O Conselho de Administração deu, assim, parecer positivo à recomendação feita, hoje de manhã, pela Comissão de Nomeações e Retribuições do Banco Santander, confirmando o que já se antecipava desde que a morte de Emílio Botín foi conhecida, hoje de manhã.

O nome de Ana Patricia Botín já era apontado como sucessora do pai "há algum tempo", segundo fontes financeiras, tendo o próprio Emílio Botín avançado com essa alternativa para a sua possível saída do cargo, em outubro, quando cumprisse 80 anos.

Atual responsável do Santander Reino Unido e membro não executivo do conselho de administração da Coca-Cola, Ana Patricia Botín, licenciada em Ciências Económicas, cumpre, em outubro, 54 anos.

Chegou ao banco em 1989, depois de ter trabalhado durante sete anos no JP Morgan, tendo entre 2002 e 2010 assumido a presidência do Banesto.

Quando assumiu a responsabilidade das operações no Santander no Reino Unido, analistas consideraram que esta era a última fase de preparação para, eventualmente, assumir a presidência do grupo.

Com a nomeação de Ana Patricia Botín - que assume as rédeas do maior banco da zona euro e de um dos maiores do mundo - mantém-se a tradição familiar no maior banco espanhol.

Recorde-se que Emílio Botín, que morreu hoje, sucedeu ao pai e ao avô na presidência do grupo Santander.

A vinda de Ana Patricia Botín para a sede do Santander em Espanha implicará que Nathan Bostock, que no passado dia 19 de agosto entrou no Santander UK como vice-conselheiro-delegado, assuma a liderança das operações britânicas.

ASP // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.