Professor pede insolvência devido a salários em atraso e pode comprometer o futuro de 120 alunos

Professor pede insolvência devido a salários em atraso e pode comprometer o futuro de 120 alunos
| Norte
Porto Canal / Agências

O pedido de insolvência apresentado em tribunal por um professor com salários em atraso pode comprometer o futuro de 120 alunos da escola profissional de Amarante, admitiu hoje à Lusa fonte da direção do estabelecimento.

Segundo a fonte, tudo vai depender da decisão do tribunal de Amarante.

O pedido de insolvência foi apresentado pelo docente daquele estabelecimento no dia 08 de agosto. O conselho de administração da Escola Profissional António Lago Cerqueira (designação oficial do estabelecimento) contestou no dia 27 de agosto.

A escola alegou que não se encontra em situação de insolvência e que, apesar "das dificuldades que vem atravessando, a sua existência e funcionamento são viáveis".

Face à situação, segundo a fonte, "estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que o ano letivo arranque no dia 15 de setembro sem qualquer constrangimento", mas reconheceu que a "prossecução das atividades escolares estarão dependentes da decisão que o tribunal vier a decretar relativamente ao pedido de insolvência pendente".

A direção da Escola Profissional António Lago Cerqueira confirmou hoje à Lusa que todos os colaboradores do estabelecimento, cujo número não quis divulgar, estão com salários em atraso desde abril.

A situação atual, assinalou ainda, é provocada por "constrangimentos vários com o financiamento das escolas profissionais".

A direção não quis prestar esclarecimentos adicionais.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.