Rota do Românico convida imprensa estrangeira especializada em turismo cultural

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 09 set (Lusa) - A Rota do Românico do Tâmega e Sousa vai organizar, em outubro, uma visita à região de jornalistas internacionais especializados em turismo cultural, anunciou hoje fonte daquele projeto.

Segundo a fonte, a ação destina-se a promover e divulgar o produto turístico e será alargada, dias depois, a profissionais da comunicação social portuguesa.

A deslocação dos jornalistas internacionais vai realizar-se nos dias 17, 18 e 19 de outubro.

Para a comunicação social nacional estão anunciados os dias 22, 23 e 24 de outubro.

Nos últimos dias, operadores turísticos da Alemanha, Itália e Holanda deslocaram-se ao Tâmega e Sousa para conhecer o potencial dos monumentos da região.

Os operadores visitaram a Torre de Vilar, em Lousada, e os mosteiros de Pombeiro (Felgueiras), Travanca (Amarante) e Ancede (Baião).

Os representantes holandês, italiano e espanhol também desfrutaram do património paisagístico e gastronómico da região do Tâmega e Sousa.

Segundo a Rota do Românico, foi a primeira vez que se organizou uma deslocação de operadores turísticos à região.

Para aquele projeto cultural, a presença dos operadores de três dos principais mercados emissores do designado "turismo cultural" poderá traduzir-se numa maior atratividade e integração nos circuitos internacionais.

A ações de divulgação da rota tiveram este ano um grande incremento, com a presença nas feiras internacionais de turismo de Berlim e Madrid.

"A Rota do Românico continua a sua aposta na internacionalização do seu produto turístico e na sua integração em circuitos turísticos comerciais europeus", lê-se num comunicado.

Aquele conjunto de ações tem sido organizado em articulação com o Turismo de Portugal.

O projeto da Rota do Românico começou em 1998, envolvendo os seis municípios do Vale do Sousa (Felgueiras, Paços de Ferreira, Lousada, Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva) e compreendendo 21 monumentos.

Em 2010, a rota foi estendida aos municípios do Baixo Tâmega (Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Celorico de Basto) e do Douro Sul (Cinfães e Resende), o que permitiu alargar o conjunto para 58 monumentos, a maioria dos quais classificados.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.