Novo mobiliário de Paredes lança Portugal na Semana de Design de Pequim

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 09 set (Lusa) - Quatro exposições do projeto "Art on Chairs", que está a revolucionar a tradicional indústria de mobiliário de Paredes, marcam a primeira participação portuguesa na Beijing Design Week (Semana de Design de Pequim), no final de setembro.

"É a maior aposta internacional da indústria de Paredes, que irá abrir novos mercados e dar ao mobiliário português uma visibilidade como nunca teve na Ásia", disse à agência Lusa o coordenador internacional do projeto, Emanuel Barbosa.

Cerca de vinte empresários de Paredes e o presidente da Câmara local são esperados em Pequim durante o certame, que decorrerá de 26 de setembro a 03 de outubro em vários locais da cidade.

Lançada em 2009, com o apoio de três ministérios (Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia), a Beijing Design Week assume-se como "um laboratório de perspetivas inovadoras da indústria e da academia que inspiram a moldam o discurso e a prática do design contemporâneo".

Mais de 2.000 profissionais do setor, entre os quais 300 estrangeiros, participaram na Beijing Desgn Week de 2013, que teve Amesterdão como cidade convidada. Este ano será Barcelona.

A participação do "Art on Chairs" (Arte em Cadeiras), projeto desenvolvido desde há três anos em Paredes sob o lema "mais design, mais indústria", é organizada em colaboração com a revista chinesa Casa International.

Emanuel Barbosa, professor da Escola de Arte e Design de Matosinhos, a maior do género em Portugal, com cerca de 1.000 alunos, é também diretor criativo daquela publicação.

"O desenvolvimento do design é uma das soluções para a Europa sair da crise. A produção em massa, agora, está na Ásia", afirma Emanuel Barbosa.

Depois de Pequim, a "Art on Chairs" irá apresentar-se em Singapura, Paris e Milão, adiantou o responsável.

A arquitetura portuguesa também estará presente na Beijing Design Week, numa exposição organizada pela La Mita, plataforma de intercâmbio que reúne obras de 35 arquitetos espanhóis e outros tantos portugueses, entre os quais Souto Moura.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.