Concessionária da A7 vai ressarcir condutores impossibilitados de sair em Guimarães

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 10 jul (Lusa) -- A concessionária da autoestrada A7 (Vila do Conde/Vila Pouca), Ascendi, garantiu hoje que irá ressarcir os automobilistas que se tenham deslocado ao Nó de Figueiredo por impossibilidade de utilização de um dos ramos de acesso a Guimarães Sul.

Entre as 22:30 de terça-feira e as 06:00 de hoje, a Ascendi realizou trabalhos de beneficiação do pavimento no Nó de Guimarães Oeste, sendo que os trabalhos em causa obrigaram ao encerramento das saídas de acesso da A7 para Guimarães Sul, sem que tenha sido colocado qualquer aviso prévio dos mesmos na autoestrada.

De acordo com um automobilista, esta situação levou a que muitos outros que seguiam na A7, sentido Famalicão/Guimarães, tenham sido surpreendidos com o encerramento da saída Guimarães Sul.

Os automobilistas que tinham como destino Guimarães Sul foram então obrigados a deslocar-se até Braga (Figueiredo) e aí fazerem uma inversão de marcha, o que acarretou mais custos, incluindo o das portagens, acrescentou.

"A Ascendi irá ressarcir os automobilistas que comprovadamente se tenham deslocado ao nó de Figueiredo e feito o percurso inverso, por impossibilidade de utilização de um daqueles ramos" em Guimarães, garantiu a concessionária, em resposta enviada à Lusa.

A Ascendi acabou por recebeu várias reclamações de automobilistas descontentes com a falta de informação da obra na autoestrada, por email e no livro de reclamações.

Na resposta à Lusa, a Ascendi acrescenta que publicou um anúncio da empreitada em causa em dois jornais diários, nos dias 25 e 26 de junho, mas nada adianta quanto à ausência de sinalização na autoestrada.

Segundo a concessionária, os trabalhos de beneficiação do nó de Guimarães Oeste visaram a "reposição do pavimento de dois ramos deste nó: ramo de acesso à A7 dos utentes provenientes de Famalicão e ramo de saída da A7 para os utentes provenientes de Figueiredo".

A duração dos trabalhos "excedeu o tempo previsto por ter ocorrido a avaria de um equipamento", adianta ainda a Ascendi, garantindo que "não terão lugar mais intervenções nos ramos em causa".

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.