Lagarde diz que medidas do BCE vão ajudar a contrariar inflação baixa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 04 set (Lusa) - A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, congratulou-se hoje com as medidas anunciadas pelo Banco Central Europeu (BES), considerando que vão ajudar a combater a inflação baixa.

"Saudamos as medidas tomadas pelo BCE, que vão ajudar a combater os perigos de um longo período de inflação baixa", refere a declaração divulgada por Lagarde.

O BCE surpreendeu hoje ao anunciar uma nova redução da sua taxa diretora, fixando-a no novo mínimo histórico de 0,05%.

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse também que vai ser lançado um programa de compra de dívida privada para estimular o mercado de crédito e apoiar a economia da zona euro.

A inflação na zona euro tem-se mantido muito baixa e em agosto recuou para 0,3%, de acordo com uma estimativa do Eurostat.

Nos últimos meses, Lagarde tinha apelado várias vezes a uma maior flexibilização da política monetária do BCE para afastar a ameaça de deflação, o que suscitou alguma irritação na instituição de Frankfurt.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.