Actor Brontis Jodorowsky vai estar em Lisboa para apresentar novo filme no MOTELx

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 set (Lusa) -- O ator Brontis Jodorowsky vai estar em Lisboa, para apresentar o novo filme do pai, Alejandro Jodorowsky, "La Danza de la Realidad", em estreia nacional no Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa (MOTELx), que começa a 10 de setembro.

De acordo com a organização, o ator, de 52 anos, que interpreta agora o papel do seu próprio pai nesta longa-metragem autobiográfica, estará presente no festival para a estreia do filme que, de acordo com o programa, será exibido no dia 14.

Outra novidade do festival, hoje anunciada, é a exibição, no sábado, às 21:30, no Largo de São Carlos, em Lisboa, do filme "Gremlins", de Joe Dante, para assinalar os trinta anos do aniversário dos pequenos monstros, criados em 1984.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço, com cerca de 400 lugares.

O filme "Life After Beth", de Jeff Baena, abre oficialmente o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa (MOTELx), a 10 de setembro, mas o certame começa com um "warm-up" (aquecimento) na sexta-feira, com uma noite de "Poesia Tumular", sessões de cinema ao ar livre e uma parada zombie.

O filme de abertura, "Life After Beth", é a primeira longa-metragem de Jeff Baena, argumentista de "Os Psico Detetives", que chega às salas de cinema 11 anos após a criação do argumento.

A encerrar o certame a organização do MOTELx propõe outra "divertida comédia romântica zombie" intitulada "Stage Fright", de Jerome Sable, protagonizado por Meat Loaf, nome artístico de Michael Lee Aday.

A única secção competitiva do festival, o Prémio MOTELx -- Melhor Curta de Terror Portuguesa, regista, este ano, "um notável aumento de inscrições", de acordo com a organização, e apresenta 13 curtas-metragens.

No concurso vão ser exibidas "Bodas de Papel" (2014), de Francisco Antunez, "Contactos 2.0" (2014), de Bernardo Gomes de Almeida e Rodrigues Duvens Pinto, "Demência" (2014), de Rafael Almeida, "Dentes e Garras" (2013), de Francisco Lacerda, "Epoh" (2013), de Pedro Pinto, "Forbidden Room" (2013), de Emanuel Nevado e Ricardo Almeida, "Gata Má" (2013), de Eva Mendes, Joana de Rosa e Sara Augusto, "Maria" (2014), de Joana Viegas, "A Morte é o Único Perdão" (2014), de Rui Pilão, "Offline" (2014), de Pedro Rodrigues, "Pela Boca Morre o Peixe" (2014), de João P. Nunes, "Schadenfreude -- De Morrer a Rir" (2014), de Leonardo Dias, e "Se o Dia Chegar" (2014), de Pedro Santasmarinas.

O júri é composto pelo ator e realizador Gonçalo Waddington, a diretora do Shortcutz Porto, Luísa Sequeira, e o realizador francês Julien Maury.

O prémio é constituído pelo valor pecuniário de 3.000 euros e "um fim de semana de inspiração num hotel".

A secção "Quarto Perdido", dedicada a filmes históricos portugueses, faz este ano especial referência à denominada "literatura negra" e exibe "O Cerro dos Enforcados", de Fernando Garcia, a partir do conto "O Defunto", de Eça de Queiroz, e "Os Canibais", de Manoel de Oliveira, a partir da obra homónima de Álvaro do Carvalhal.

AG (NL) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.