Mais de 60 mil pessoas esperadas em Cascais no sábado para o "Dia das Asas"

| País
Porto Canal / Agências

Cascais, 03 set (Lusa) - Mais de 60 mil pessoas são esperadas na Baía de Cascais no sábado para assistir ao "Dia das Asas", no qual serão lançadas, por 40 equipas portuguesas, "máquinas voadoras" sob a forma de diversas figuras.

O elétrico lisboeta 28, as Tartarugas Ninja, nuvens mágicas, o avião do Noddy ou o galo de Barcelos são algumas das figuras presentes nos "Objetos Voadores Não Identificados" que vão sobrevoar a Baía de Cascais no sábado para a terceira edição do "Red Bull Flugtag. O Dia das Asas".

O evento, segundo a organização, visa dar a "oportunidade de mostrar as mais exuberantes criações" criadas por quatro dezenas de equipas de todo o país.

Para tornar possível a descolagem em direção às águas de Cascais, a organização irá construir uma imponente rampa com cerca de 30 metros de comprimento e seis metros de altura.

De acordo com o regulamento, as "máquinas voadoras" não podem ultrapassar os seis metros de comprimento e de largura e dois metros de altura, para um peso máximo de 200 quilos (máquina + piloto), sendo a propulsão exclusivamente baseada em força humana.

As equipas vão ser avaliadas por um painel de cinco jurados quanto à criatividade, performance e distância de voo.

Os prémios consistem numa experiência de "air race" para os vencedores, de "cliff diving" para os segundos classificados e voos acrobáticos para os terceiros.

"A magia do 'Red Bull Flugtag. O Dia das Asas' tem sido espalhada por todo o planeta ao longo dos últimos 22 anos, com mais de cem edições realizadas nos cinco continentes. O recorde mundial de distância foi estabelecido em setembro do ano passado nos Estados Unidos da América, com um incrível voo de 78,64 metros", conta a organização.

MYDM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).