Povoado da Idade do Bronze em Beja terá sido também ocupado na Idade do Ferro

| País
Porto Canal / Agências

Beja, 29 ago (Lusa) - O povoado do Outeiro do Circo (Beja), um dos mais importantes da Idade do Bronze Final no sul da Península Ibérica, terá sido também ocupado na Idade do Ferro, indica a descoberta recente de materiais deste período.

A descoberta decorreu durante a campanha de escavações deste ano no povoado, que arrancou no passado dia 04 e termina hoje, no âmbito de um novo projeto de investigação arqueológica para "desvendar" a área habitacional do sítio e que irá decorrer até 2017 com campanhas todos os verões.

O "maior ponto de interesse" da campanha deste ano, numa zona interior e habitacional do povoado, foi a descoberta de "materiais de períodos que ainda não estavam documentados no Outeiro do Circo", sobretudo da Idade do Ferro, disse hoje à agência Lusa o diretor científico das escavações, o arqueólogo Miguel Serra.

"Tínhamos indícios de uma ocupação do Outeiro do Circo na Idade do Bronze Final e, nesta campanha, recolhemos muitos materiais que parecem já enquadrar-se no período posterior", ou seja, da Idade do Ferro, indicou.

O espólio de materiais recolhido terá de ser "estudado pacientemente", mas "parece indicar que ainda se terá mantido alguma comunidade a habitar ou, pelo menos, a usar o Outeiro do Circo após a Idade do Bronze Final, que terá sido o grande momento de ocupação do povoado", explicou.

Nas próximas campanhas, será necessário "alargar muito mais as áreas de escavação para tentar perceber melhor como é que se processou esta ocupação, se terá sido contínua e se foi a mesma comunidade que continuou a ocupar em várias épocas o Outeiro do Circo ou houve um abandono e depois uma ocupação mais reduzida", disse.

Além de materiais da Idade do Ferro, os arqueólogos descobriram "materiais muito residuais romanos e medievais", que indicam que o sítio foi "frequentado" nos períodos Romano e da Idade Média.

Segundo Miguel Serra, a Idade do Ferro "é um período que está documentado em zonas muito próximas do Outeiro do Circo, onde existem necrópoles e povoados daquele período, mas que, até ao momento, não estavam relacionados" com o povoado da Idade do Bronze Final.

Os materiais encontrados "levantam algumas questões que alguns autores já colocavam sobre a possibilidade de o Outeiro do Circo poder ter tido ocupações posteriores à Idade do Bronze Final, até porque está rodeado de sítios da Idade do Ferro, mas até ao momento ainda não se tinham encontrado vestígios desta época" no povoado, frisou.

Durante a campanha deste ano, os arqueólogos também descobriram um grande espólio de artefactos cerâmicos: "Revela mesmo estarmos no interior da principal área de densidade ocupacional do Outeiro do Circo", disse o arqueólogo.

Através do estudo do espólio, frisou, será possível "documentar um pouco melhor o quotidiano e os modos de vida das comunidades que habitaram o Outeiro do Circo há 3.000 anos durante a Idade do Bronze".

O projeto "O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)", no âmbito dos Projetos de Investigação Plurianuais de Arqueologia, é financiado pela Câmara de Beja.

O Outeiro do Circo, situado nas zonas de Beringel e Mombeja, no concelho de Beja, terá sido o grande centro de poder regional antes da cidade de Beja, que se desenvolveu a partir da Idade do Ferro, no século VII a.C.

LL // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.