Pai de uma das vítimas do Sewol abandonou greve de fome 46 dias depois

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 28 ago (Lusa) -- O pai de uma das vítimas do ferry sul-coreano Sewol pôs hoje fim a uma greve de fome que mantinha há 46 dias em protesto contra o Governo e que inspirou milhares de pessoas que se juntaram "online" à sua causa.

Kim Young-oh, pai de uma dos 250 estudantes que morreram no naufrágio, converteu-se num símbolo da luta das famílias que reclamam uma investigação independente ao acidente, e foi internado na sexta-feira no hospital com graves sintomas de desnutrição.

Depois de quase uma semana hospitalizado, Kim Young-oh decidiu colocar fim à greve de fome devido à sua saúde e a pedido da sua família e parentes de outras vítimas.

No entanto, familiares de outras vítimas pretendem continuar o protesto, alguns deles em greve de fome, disse um representante das famílias em declarações à agência Yonhap.

Há mais de um mês que familiares das vítimas do Sewol acamparam em protesto contra o Governo na praça Gwanghwamun, de Seul, tendo algumas pessoas, como Kim, enytrado em greve de fome, iniciativa que já conquistou o apoio de mais de 25.000 pessoas na página http://sewolho416.org/2363, que dá a oportunidade aos subscritores de se unirem à greve por, pelo menos, um dia.

No naufrágio do Sewol, onde seguiam 475 pessoas, morreram 304, a maioria estudantes que realizavam uma viagem de férias.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.