Indonésia e Timor-Leste estão a escrever novos capítulos na história entre os dois países

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 27 ago (Lusa) - O chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, afirmou hoje que Timor-Leste e a Indonésia estão a escrever novos capítulos da história entre os dois países e que foi construída uma relação de respeito mútuo.

"Nós estamos a escrever novos capítulos da nossa história nas relações com a Indonésia e quem representou um papel importantíssimo para isso foi o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, bem como o antigo Presidente Ramos-Horta e o antigo chefe do executivo Mari Alkatiri", afirmou José Luís Guterres.

O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, terminou hoje uma visita oficial de três dias a Timor-Leste, a última que realiza ao país enquanto chefe de Estado indonésio, com a inauguração do novo edifício do Ministério das Finanças timorense, situado junto à Avenida de Portugal, em Díli.

"Como timorenses podemos ter orgulho de, em tão pouco tempo, tendo em conta as conturbadas relações no passado, termos construído uma relação diferente, uma relação baseada no respeito mútuo, na boa vizinhança e cooperação e na fraternidade que existe entre os nossos povos", salientou o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

Segundo José Luís Guterres, a visita de Susilo Bambang Yudhoyono foi um "sucesso" e intensificou as relações entre os dois países.

"Mas o mais importante foram os 10 anos da sua Presidência onde desempenhou um papel importantíssimo", afirmou, acrescentando que a cooperação em geral está a avançar.

Timor-Leste e a Indonésia assinaram na terça-feira vários memorandos de entendimento nos setores da educação, cultura, pescas, fronteiras e desenvolvimento regional integrado.

Susilo Bambang Yudhoyono entrega no dia 20 de outubro a Presidência da Indonésia a Joko Widodo, governador de Jacarta e vencedor das eleições presidenciais com 53 por cento dos votos.

A última deslocação de Susilo Bambang Yudhoyono a Díli ocorreu em maio de 2002 para assinalar o 10º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste da Indonésia, que invadiu o território em 1975, abrindo um período de ocupação em que morreram milhares de pessoas.

Em setembro, o Presidente da Indonésia desloca-se a Portugal para uma visita oficial, a primeira que o chefe de Estado indonésio faz desde 1960.

MSE // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.