Dilma Rousseff e Aecio Neves desvalorizam sondagens que dão vitória a Marina Silva

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Paulo, Brasil, 27 ago (Lusa) -- A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, que procura a reeleição, e o opositor social-democrata Aecio Neves, desvalorizaram terça-feira os resultados da última sondagem das presidenciais de 05 de outubro e que apontam a ecologista Marina Silva como favorita numa segunda volta.

"Não vejo as sondagens como analíticas. Creio que são relativas e garanti sempre que não comento sondagens. Creio, sim, que o debate vai ajudar", assinalou Dilma Rousseff ao chegar aos estúdios da TV Bandeirantes que acolheu o primeiro debate entre os candidatos presidenciais.

Para Dima Rousseff, o resultado da sondagem é "bom para o início da campanha" embora veja possibilidades de alterações de vontade de voto nos próximos dias.

"Do meu ponto de vista como Presidente do país, é fundamental mostrar quem vai continuar a fazer coisas pelo Brasil", disse.

Marina Silva, convertida candidata presidencial depois da morte do socialista Eduardo Campos num acidente aéreo, venceria as presidenciais com 45% dos votos numa segunda volta contra a atual chefe de Estado.

A sondagem do Instituto Ibope para o canal Globo e diário O Estado de São Paulo, refere que Dilma Rousseff será a mais votada a 05 de outubro, com 34% dos votos, seguida por Marina Silva com 29% e por Aecio Neves com 19%.

Com estes resultados seria necessária uma segunda volta, a 26 de outubro, na qual Marina Silva conquistaria a Presidência com 45% dos votos, face a apenas 36% de Dilma Rousseff.

Aos jornalistas Marina Silva disse apenas que a sondagem reflete apenas a opinião do momento e que há ainda um longo caminho a percorrer.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.