ES Saúde reembolsou totalidade do papel comercial e não detém dívida do GES

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 ago (Lusa) -- A Espírito Santo Saúde (ESS) não detém quaisquer títulos de dívida do Grupo Espírito Santo (GES) e reembolsou em julho a totalidade do papel comercial colocada junto clientes do Banco Espírito Santo (BES), foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre os resultados semestrais do grupo, entretanto divulgado, a ESS informa que procedeu no dia 28 de julho de 2014 "ao reembolso integral da totalidade da emissão de papel comercial que se encontrava colocada junto de clientes do BES, no montante de 20 milhões de euros".

Por esta razão, a ESS não é, desde essa data, emitente de valores mobiliários representativos de dívida colocados em clientes do BES.

A ESS informa também que "não é titular de quaisquer obrigações ou papel comercial emitido por entidades pertencentes ao GES, nem detém quaisquer créditos sobre entidades que com ela se encontrem em relação de domínio ou de grupo".

Ainda de acordo com o comunicado, o grupo refere que a totalidade dos depósitos que se encontravam constituídos pela ESS e "por entidades que com ela se encontram em relação de domínio ou de grupo junto do BES transitaram para o Novo Banco, não existindo qualquer limitação no que diz respeito ao acesso aos saldos existentes e à sua livre movimentação".

Quanto às participações sociais, direta (18,2%) e indireta (9,1% através da BES Vida), que o BES detinha na sociedade Espírito Santo Health Care Investment, a qual detém cerca de 51% do capital social da ESS, estas também foram transferidas para o Novo Banco.

Já a generalidade dos direitos de crédito do BES sobre a ESS e sobre entidades que com ela se encontrem em relação de domínio ou de grupo permanecem com o Banco Espírito Santo, informa o comunicado.

Espera-se que a administração da ESS assuma uma posição esta semana, depois de o Grupo mexicano Angeles ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre o capital da ESS, oferecendo 4,30 euros por cada ação, acima do valor de mercado.

O grupo mexicano condiciona a oferta a um conjunto de condições, nomeadamente a aquisição de "um número de ações representativas de, pelo menos, 50,01% do capital social" da ESS.

A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures (Beatriz Ângelo).

A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que, a pedido da própria, se encontra sob gestão controlada pelo Tribunal do Comércio do Luxemburgo desde o dia 29 de julho de 2014.

O lucro da ESS subiu 44,3% no primeiro semestre deste ano, face a igual período do ano passado, para 8,7 milhões de euros.

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.