"Pecado Fatal" de Luís Diogo venceu o Opuzen Film Festival na Croácia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Opuzen, Croácia, 25 ago (Lusa) -- O filme "Pecado Fatal", de Luís Diogo, venceu o Opuzen Film Festival, em Opuzen, na Croácia, foi hoje divulgado pela produtora.

"Pecado Fatal" é primeira longa-metragem de Luís Diogo, o argumentista de "A Bomba", de Leonel Vieira, e de "Gelo", de Luís Galvão Teles.

Segundo nota da produção, trata-se de um filme dramático de 90 minutos, que conta com Sara Barros Leitão, Miguel Meira e João Guimarães nos principais papéis.

"Pecado Fatal" conta a história de Lila, uma rapariga de 20 anos que regressa a Paços de Ferreira, para investigar as suas origens, quem são os pais e porque a abandonaram num contentor de lixo, à nascença.

Entre os nove candidatos ao troféu principal do certame croata, que terminou no sábado, esteve também "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, o filme europeu mais premiado no ano passado, nomeadamente com o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro e o Prémio Félix para Melhor Filme Europeu, da Academia Europeia de Cinema.

Além das longas-metragens, no Festival de Opuzen estiveram também em competição filmes documentais e curtas-metragens, tendo sido, paralelamente, realizados vários ciclos temáticos, designadamente dedicados ao realizador italiano Frederico Fellini, às filmografias sueca, romena, francesa e dos países mediterrânicos, e uma semana sobre a produção cinematográfica da Turquia.

"Pecado Fatal" foi distinguido no Festival Internacional de Cinema do Canadá com um prémio de excelência, na categoria de melhor filme estrangeiro, no passado mês de fevereiro. Coproduzido pelo realizador e pela Filmógrafo, teve estreia portuguesa no Fantasporto, antes da apresentação nas salas, em abril.

O filme foi rodado com apenas dez mil euros, como o cineasta adiantou à imprensa, em novembro do ano passado, quando da exibição da obra no festival de cinema de Huelva, em Espanha.

Luís Diogo, o realizador, nasceu na Guiné-Bissau, em 1972, e viveu desde a infância, com a família, em Castelo Branco, onde se formou e se fez professor. Fixou-se entretanto em Paços de Ferreira, onde o filme foi rodado.

No ano 2000, escreveu o primeiro argumento, "A bomba", que deu origem ao filme de Leonel Vieira, um dos mais vistos em 2002 e, em 2005, fez o guião de "1111", na base da curta-metragem de Manuel da Costa e Silva, da Escola Superior Artística do Porto.

"Pecado Fatal" sucede a "Noite Gélida em Castelo Branco", curta-metragem selecionada para a edição de 2012 do festival Luxor de Cinema Europeu, no Egito.

A rodagem de "Pecado Fatal" teve início em setembro de 2012 e contou com os apoios da câmara e da junta de freguesia de Paços de Ferreira.

NL (TDI/LFO) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.