Eleitos e candidatos do PS querem coordenação de fundos comunitários em Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 08 jul (Lusa) - Os autarcas socialistas e os candidatos do PS do norte do País nas próximas eleições autárquicas exigem que, "pelo menos" um dos programas do novo quadro de fundos comunitários, 2014-2020, "seja concentrado e gerido" a partir de Braga.

Reunidos hoje em Braga, autarcas e candidatos pelo PS de "toda a zona norte", acusaram o atual Governo de coligação PSD/CDS-PP de estar a efetuar um "ataque sistemático" ao poder local.

Pela voz do candidato à Câmara Municipal de Braga, Vítor Sousa, o grupo acusou ainda o Governo de "governar sem conhecer o país" e apontou a necessidade de eleições legislativas antecipadas.

"Queremos que os novos fundos comunitários, no âmbito da Agenda 2020, sejam descentralizados em programas regionais e reclamamos que, pelo menos, um dos programas seja feito, concentrado e gerido a partir de Braga", revelou Vítor Sousa.

Os autarcas apontaram o dedo ao Governo, acusando-o de "centralismos" na gestão de recursos.

"Não podemos continuar a admitir que os fundos comunitários continuem a ser geridos em gabinetes em Lisboa. É preciso descentralizar a gestão dos fundos comunitários", defenderam.

Segundo os autarcas e candidatos socialistas, o atual Governo "tem vindo a fazer um ataque sistemático ao poder local" ao seguir "uma agenda claramente neoliberal", pelo que o grupo deixou uma "posição clara de confronto" contra as políticas governamentais.

Os autarcas socialistas do Norte do país prometeram seguir uma "crítica ativa à ação do atual governo" que, acusam, "governa sem conhecimento nenhum do território português, das suas populações".

Sobre a situação política nacional, na linha do que tem defendido o secretário-geral do PS, António José Seguro, o grupo reclamou eleições legislativas antecipadas.

"Estamos preocupados e não deixamos de dar nota àquilo que mostra bem a realidade onde chegámos. Não é próprio de um país democrata", afirmou o candidato do PS ao município de Braga.

"Não faz sentido nenhum que haja demissões e que, logo de imediato, apareça um acordo em que haja um vice-primeiro-ministro depois de tudo o que foi dito. É isto que descredibiliza a ação política", disse.

Por isso,"é necessária uma alteração", referiu o porta-voz do grupo.

"Esperemos pela posição do Presidente da República. Mas queremos eleições", sublinhou.

JYCR // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.