Licor criado como bebida oficial da "Viagem Medieval" da Feira já tem mercado externo
Porto Canal / Agências
Santa Maria da Feira, 22 ago (Lusa) - A bebida licorosa lançada em agosto de 2013 como bebida oficial da recriação histórica "Viagem Medieval", em Santa Maria da Feira, já está a ser comercializada em Espanha e deverá brevemente chegar a França, Suíça e Luxemburgo.
O licor em causa chama-se "Chamoa", o respetivo processo de criação e produção foi liderado pelo empresário feirense Miguel Bernandes e a entrada da bebida no mercado estrangeiro concretizou-se através da sua promoção nos encontros organizados pela direção da plataforma virtual BizFeira - que se propõe facilitar negócios em todo o mundo através de milhares de entidades com ligações a esse concelho.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Feira garantiu hoje que foi através dessa estrutura que o vinho licoroso aromatizado com frutos silvestres conquistou os seus primeiros mercados internacionais, pelo que a Chamoa "já está presente em Espanha", mais precisamente no Mercado de San Miguel, em Madrid.
A indicação da autarquia é que, em seguida, o licor "prepara-se para entrar em França, na Suíça e no Luxemburgo", onde ficará disponível ao público em diversos espaços comerciais, mediante acordos de distribuição que estão a ser acordados com empresários desses países.
Em território nacional, a Chamoa é vendida em 15 estabelecimentos do centro da Feira e na Loja Interactiva de Turismo do Aeroporto do Porto.
A estimativa de vendas para o segundo ano de comercialização do produto, iniciado neste mês de agosto, é de "20.000 porções para o cliente final e 100.000 para agentes". Considerando que o licor é habitualmente servido em copos de 50 mililitros e que cada garrafa comporta 500 mililitros, isso representará o consumo de 400 garrafas em serviço ao balcão e 2.000 a encaminhar para a rede de distribuição.
AYC // JGJ
Lusa/Fim