Licor criado como bebida oficial da "Viagem Medieval" da Feira já tem mercado externo

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 22 ago (Lusa) - A bebida licorosa lançada em agosto de 2013 como bebida oficial da recriação histórica "Viagem Medieval", em Santa Maria da Feira, já está a ser comercializada em Espanha e deverá brevemente chegar a França, Suíça e Luxemburgo.

O licor em causa chama-se "Chamoa", o respetivo processo de criação e produção foi liderado pelo empresário feirense Miguel Bernandes e a entrada da bebida no mercado estrangeiro concretizou-se através da sua promoção nos encontros organizados pela direção da plataforma virtual BizFeira - que se propõe facilitar negócios em todo o mundo através de milhares de entidades com ligações a esse concelho.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Feira garantiu hoje que foi através dessa estrutura que o vinho licoroso aromatizado com frutos silvestres conquistou os seus primeiros mercados internacionais, pelo que a Chamoa "já está presente em Espanha", mais precisamente no Mercado de San Miguel, em Madrid.

A indicação da autarquia é que, em seguida, o licor "prepara-se para entrar em França, na Suíça e no Luxemburgo", onde ficará disponível ao público em diversos espaços comerciais, mediante acordos de distribuição que estão a ser acordados com empresários desses países.

Em território nacional, a Chamoa é vendida em 15 estabelecimentos do centro da Feira e na Loja Interactiva de Turismo do Aeroporto do Porto.

A estimativa de vendas para o segundo ano de comercialização do produto, iniciado neste mês de agosto, é de "20.000 porções para o cliente final e 100.000 para agentes". Considerando que o licor é habitualmente servido em copos de 50 mililitros e que cada garrafa comporta 500 mililitros, isso representará o consumo de 400 garrafas em serviço ao balcão e 2.000 a encaminhar para a rede de distribuição.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.