António Costa diz que Governo está "bloqueado" no impasse que criou

| Política
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 21 ago (Lusa) - O candidato às primárias do PS António Costa afirmou hoje que o Governo está "bloqueado no impasse que criou", comentando os 134% do PIB da dívida pública portuguesa, e apontou como solução a aposta nos recursos do país.

"O Governo está bloqueado no impasse em que criou e a única coisa que consegue discutir é se aumenta impostos ou se corta as pensões. Já vimos que esta receita não resolve os problemas do país", referiu António Costa.

O candidato às primárias de 28 de setembro, em jeito de análise às notícias de hoje sobre o aumento da dívida pública portuguesa, referiu que "no início desta crise" Portugal tinha "a dívida em 97% do PIB [Produto Interno Bruto]", mas "hoje com toda a asfixia fiscal, com todos os cortes nos salários, nos serviços, nas pensões" está em 134% do PIB.

"Nós não nos aproximámos da solução. Temos um problema maior", afirmou Costa.

A dívida pública portuguesa subiu para os 134% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do primeiro semestre, acima dos 132,4% registados no final dos primeiros três meses de 2014, segundo o Banco de Portugal.

De acordo com dados do boletim estatístico divulgado hoje pelo Banco de Portugal (BdP), a dívida pública na ótica de Maastricht (a que conta para Bruxelas) alcançou os 223.270 milhões de euros em junho deste ano.

O também presidente da Câmara de Lisboa falava aos jornalistas num encontro em que ouviu lamentos e pedidos de pescadores no Porto de pesca da Póvoa de Varzim, tendo aproveitado para defender que o mar tem uma posição "central" na "estratégia de valorização dos recursos" de Portugal.

"A estratégia para o mar tem de passar do papel para a realidade e para isso implica podermos chegar ao mar e isso implica a dragagem dos portos de forma a que os portos possam ser operativos", disse.

PYT // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.