Vila Flor com três feiras por ano para promover produtos transmontanos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Flor, Bragança, 21 ago (Lusa) -- Os produtos de excelência do concelho de Vila Flor, no distrito de Bragança, estão em destaque durante o fim de semana na TerraFlor, um certame que vai desdobrar-se em três edições por ano, divulgou o município local.

Entre sexta-feira e domingo, cerca de uma centena de expositores participam na feira que há onze anos é uma montra dos produtos e sabores do concelho e que passará a realizar-se, além da edição de agosto, por altura da época da amêndoa, no final do verão/início do outono, e no inverno dedicada ao azeite e à caça.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Fernando Barros, que realçou que a ideia é "aproveitar melhor a marca TerraFlor", dando destaque aos respetivos produtos sazonais em cada uma das edições.

A diversidade agrícola marca este concelho do Nordeste Transmontano e estará em destaque, entre sexta-feira e domingo, nos produtos exposto na feira, nomeadamente os cogumelos, queijos, azeite, vinho, mel frutícolas ou enchidos.

O certame decorre pela primeira vez no parque de estacionamento coberto junto ao centro cultural da vila e tem também espaço para a promoção de raças de gado autóctones com um concurso da ovelha Churra e da cabra Serrana, mostra de cão de gado Transmontano e uma exposição dedicada ao burro mirandês.

A feira coincide com as tradicionais festas de verão o que leva o autarca local a acreditar numa "grande adesão" com o contributo também da animação que faz parte do programa com música tradicional e artistas nacionais, como João Pedro Pais.

A TerraFlor é organizada pela Câmara Municipal e associações locais.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.