Governo com "toda a confiança" na CMVM para eventuais investigações nas alegadas ilegalidades na OPA lançada pela Ángeles à Espírito Santo Saúde

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 ago (Lusa) - O Governo disse hoje ter "toda a confiança" na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) caso esta investigue eventuais ilegalidades na Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Ángeles à Espírito Santo Saúde (ESS), como é noticiado.

"Essa matéria obviamente não diz respeito ao Governo, diz respeito aos reguladores dos mercados. Cabe à CMVM fazer a devida investigação para saber se o cumprimento da lei foi integralmente satisfeito ou não. O Governo não interfere nessas matérias e obviamente tem toda a confiança no trabalho do regulador sobre esta matéria", disse o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.

O governante falava no 'briefing' que se seguiu à reunião de hoje do Conselho de Ministros, no dia em que o Diário Económico noticia que a CMVM "está a analisar as compras feitas pelo Grupo Ángeles e os seus administradores", adiantando que o "regulador financeiro está a avaliar se estas transações configuram abuso de informação privilegiada".

Na mesma linha, o jornal Público avança hoje também que a OPA da Ángeles sobre a ESS "pode conter o crime de abuso de informação privilegiada", porque "mesmo na véspera do anúncio da proposta de compra, [...] o grupo mexicano continuou a comprar ações da ESS".

As ações da Espírito Santo Saúde (ESS) estavam hoje de manhã a subir e já valem mais do que os 4,30 euros por título oferecidos pelo grupo mexicano Ángeles, no âmbito do anúncio da OPA.

Pelas 09:02, os títulos da ESS avançavam 1,52% para 4,34 euros, superando o valor oferecido pela Ángeles, que na terça-feira anunciou o lançamento de uma OPA voluntária sobre o capital da empresa portuguesa.

Os 4,30 euros que o grupo mexicano oferece por cada ação da ESS, incorporam um prémio de 9,05% por cada título, em relação ao último preço de negociação das ações de terça-feira (3,943 euros), avaliando a empresa em 410,8 milhões de euros.

A ESS entrou em bolsa a 12 de fevereiro, com um preço de 3,20 euros por ação.

A Ángeles detém atualmente 6,97% da empresa portuguesa liderada por Isabel Vaz.

Na quarta-feira, a Ángeles divulgou ao mercado dois comunicados: o primeiro referia que o grupo mexicano e os seus presidente e vice-presidente tinham adquirido ações da empresa portuguesa entre 18 de julho e 14 de agosto, passando a deter uma participação de 3,32%; e o segundo dava conta da aquisição de um lote de 3.487.792 ações ordinárias representativa de 3,65% do capital social da ESS.

A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que, a pedido da própria, se encontra sob gestão controlada pelo Tribunal do Comércio do Luxemburgo desde o dia 29 de julho de 2014.

PPF (CSJ/SYP/EO) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.