Gaza: Três comandantes do braço armado do Hamas mortos em raide israelita

| Mundo
Porto Canal / Agências

Gaza, 21 ago (Lusa) -- Três comandantes do braço armado do Hamas morreram hoje num raide da aviação aérea israelita em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, anunciou a organização palestiniana.

Em comunicado, citado pela agência AFP, as Brigadas Ezzedine al-Qassam identificaram os três homens como Mohammed Abou Chamala, Raëd al-Atar e Mohammed Barhoum.

O ataque aéreo israelita surge um dia depois de um outro que resultou, segundo as Brigadas, na morte da mulher e de um filha do seu chefe, Mohammed Deif, que continua vivo, segundo informações divulgadas pelo movimento islâmico palestiniano.

Esta madrugada, a aviação israelita fez pelo menos oito mortos, incluindo sete num edifício que ficou completamente destruído, no sul da Faixa de Gaza, disse o porta-voz dos serviços de emergência palestinianos, Achraf al-Qodra, citado pela agência AFP.

Não existem informações se os três comandantes mortos foram contabilizados no balanço facultado por Achraf al-Qodra.

As tréguas respeitadas desde 11 de agosto entre o Hamas e Israel foram violadas na passada terça-feira com o disparo de 'rockets' a partir do enclave palestiniano, que levou os israelitas a ripostarem.

Estes ataques acabaram por interromper os contactos indiretos entre as duas partes que estavam a ser promovidos pelo governo do Cairo, o qual propõe um cessar-fogo prolongado.

DM (SCA (PAL) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.