Modalidades gratuitas voltam ao Porto e duram sete meses

Modalidades gratuitas voltam ao Porto e duram sete meses
Guilherme Costa Oliveira | Porto.
| Porto
Porto Canal

O programa de desporto no bairro foi apresentado, esta quinta-feira, no Campo de Street Basket do Castelo do Queijo. Esta edição vai prolongar-se por sete meses de forma a chegar a mais de mil crianças e jovens de 18 zonas do Porto.

O Desporto no Bairro é um programa municipal dinamizado pela Câmara do Porto, desde 2020. Nesta quinta edição vai abranger zonas como o Lagarteiro, Pasteleira, Fonte da Moura, Ramalde do Meio, Viso, Francos, Contumil, Agra do Amial e Miragaia.

Ao Jornal de notícias (JN), a vereadora da Câmara do Porto com o pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, afirmou que “esta iniciativa proporciona um primeiro contacto com modalidades de âmbito urbano que têm tido um grande crescimento no município do Porto, dirige-se a crianças e jovens, entre os seis e os 22 anos”.

Convencida de que o desporto no Bairro também ajuda no desempenho escolar, Catarina Araújo explica ainda que “procura usar o desporto como uma ferramenta estruturante, para ajudar os jovens a encontrar um caminho, potenciando novas aprendizagens, derrubando barreiras, promovendo a inclusão social”.

De acordo com JN, no final do programa, serão atribuídas 14 bolsas aos participantes para que possam continuar a praticar gratuitamente uma das quatro modalidades olímpicas integradas no Desporto no Bairro: duas bolsas para breaking, duas para skate, quatro para surf e seis para street basket.

“Os 14 bolseiros vão ser selecionados entre os participantes de cada modalidade. Terão acesso à inscrição e a todo o material necessário para que possam continuar praticar aquele desporto”, revela a vereadora.

Para além do programa proporcionar o primeiro contacto com quatro modalidades olímpicas, também está a servir como saída profissional.

“ É que, segundo a vereadora da Câmara do Porto, alguns dos participantes da primeira edição estão a colaborar como monitores com o coordenador do Desporto no Bairro, Max Oliveira, dos Momentum Crew (um grupo português criado em 2003)”, explica o jornal.

Nesta quinta edição do Desporto no Bairro, a Câmara do Porto vai abranger mais uma área geográfica da cidade em relação ao ano passado, que foram 17.

Aos jovens e crianças que querem participar no Desporto no Bairro, basta comparecer no local e na hora de cada uma das atividades, sem inscrição prévia.

+ notícias: Porto

GNR desmantela rede que traficava droga no Porto. Apreendidas mais de 70 mil doses de haxixe

A GNR desmantelou, no domingo, uma rede de tráfico de droga que operava no Grande Porto, tendo detido 10 homens e apreendido mais de 70 mil doses de estupefacientes, bem como cerca de 100 mil euros, foi esta segunda-feira revelado.

Ativistas pró-Palestina obrigados a "desmobilizar" da Faculdade de Ciências do Porto

Os ativistas pró-palestina que desde quinta-feira se mantêm em protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto receberam, no domingo, a indicação para desmobilizarem até às 20h de hoje ou “serão acionados meios” para os retirar.

Câmara do Porto reprova bolsa de prioridades para casos de despejo sem habitação assegurada

São precisas mais respostas de emergência e de inclusão social no Porto. Foi essa a base da proposta que a CDU apresentou esta segunda-feira, em reunião de executivo, que recomendava um programa integrado nas áreas mais carenciadas da cidade. A recomendação acabou reprovada, contando apenas com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda.