Fernando Sá: "É fundamental que os adeptos marquem a presença"

Fernando Sá: "É fundamental que os adeptos marquem a presença"
| Desporto
Porto Canal

Primeira classificada da fase regular do campeonato, vencedora da Taça de Portugal e quarto-finalista da FIBA Europe Cup, a equipa de basquetebol do FC Porto pode conquistar o segundo troféu da temporada este domingo, em Gondomar, onde tem encontro marcado com o Benfica na final da Taça Hugo dos Santos (16h30, RTP2).

Na antecâmara do terceiro desafio em três dias, 24 horas após a vitória diante da Oliveirense (71-62) e 48 depois do triunfo contra a Ovarense (82-67), Fernando Sá perspetiva “um jogo bastante emotivo” frente a um “adversário complicado” em que “a resiliência, o caráter e a personalidade” se sobrepõem ao “cansaço” e em que “o controlo das emoções e a intensidade poderá ditar o vencedor”. “A intensidade, a forma como se executa e a confiança são os fatores mais importantes”, explica o técnico portista.

Fator psicológico
“Vai ser um jogo bastante emotivo em que o controlo das emoções e a intensidade que for colocada dentro do campo poderá ditar o vencedor da final. É mais um título que está em disputa, a Taça Hugo dos Santos, e ambas as equipas querem vencer o troféu.”

Desgaste é secundário
“Nestas finais o cansaço nunca está presente. A resiliência, o caráter e a personalidade dos jogadores tem que se sobrepor a todos os aspetos físicos e só pensaremos no cansaço após o final do jogo. É verdade que vamos fazer três jogos em três dias, jogos muito disputados contra adversários complicados, e teremos que demonstrar aquilo que somos capazes de fazer.”

Foco total
“Temos que estar concentrados no momento defensivo e ter consciência disso em todas as ações ofensivas do Benfica percebendo o objetivo que eles pretendem alcançar, seja através do bloqueio direto ou do jogo interior. A intensidade que colocarmos nessas ações irá ditar o sucesso ou insucesso ofensivo. Se conseguirmos concretizar o que temos vindo a fazer nos últimos jogos, apesar de no ataque por vezes não sermos muito esclarecidos, na defesa fomos muito coesos e isso facilita o nosso jogo ofensivo graças às transições rápidas. É isso que eu espero que os nossos jogadores consigam fazer.”

Poucas novidades
“Neste momento não há grandes surpresas, ainda para mais com a proximidade entre os jogos. Ao terceiro jogo em três dias parece-me que nenhuma das equipas irá apresentar algo surpreendente. A intensidade, a forma como se executa e a confiança são os fatores mais importantes.”

O apoio do Mar Azul
“É muito importante. Estamos na nossa cidade, Gondomar é no distrito do Porto, e para nós é fundamental que os adeptos marquem presença enchendo o Pavilhão Multiusos como têm feito até aqui. Estou certo de que isso irá acontecer.”

+ notícias: Desporto

Direção do FC Porto emite comunicado sobre multa da UEFA

A Direção do FC Porto, através do website do clube, emitiu este sábado um comunicado sobre a multa da UEFA.

FC Porto: Salto para a eternidade

O FC Porto venceu a Liga Europa em Dublin há 13 anos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.