André Villas-Boas. O percurso do 32.º presidente do FC Porto

André Villas-Boas. O percurso do 32.º presidente do FC Porto
| Desporto
Porto Canal

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas tomará posse como presidente do FC Porto ao meio-dia de 7 de maio, terça-feira, depois de no passado sábado a lista que encabeçava ter sido a mais votada naquelas que foram as eleições mais participadas da história do clube.

Com raízes familiares intimamente ligadas à fundação do Clube, tanto com António Nicolau d’Almeida como com José Monteiro da Costa, as conversas à volta do clube marcaram os seus primeiros anos. O orgulho de ser portista e a paixão pelo futebol cedo o contagiaram, e a sua presença no estádio das Antas era uma constante.

Os aspetos técnicos do jogo e o treino entraram muito rapidamente na sua vida. Num ato pensado e ponderado, aos 17 anos,interpela o então treinador do FC Porto, o mítico treinador inglês Bobby Robson, o ídolo Domingos era tema de conversa. Surpreendido pelas suas análises, Robson introduz o então jovem aspirante a treinador no mundo do futebol. Incentiva-o a obter formação e a frequentar cursos de treinador, apostando na sua formação em Portugal e no estrangeiro.

Iniciou a sua carreira nas equipas de formação do FC Porto, treinando todos os escalões desde as escolinhas até aos juniores e desempenhou várias outras funções técnicas no clube, desde o scouting à observação de adversários.

Durante cinco temporadas, no período compreendido entre 2003 e 2008, em que ganhou vários títulos nacionais e internacionais, nomeadamente a Taça UEFA de 2002-03 e a Liga dos Campeões de 2003-04, pelo FC Porto, foi reforçando a sua formação.

Foi na Associação Académica de Coimbra que se estreou como técnico principal, em 2009, tendo aí evidenciado o seu potencial, caminho que o leva em 2010, a ser convidado a assumir o comando do FC Porto, onde foi anunciado a 2 de junho de 2010. Em apenas um ano, André Villas-Boas conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, um Campeonato Nacional – sem derrotas, festejando a sua vitória no estádio do maior rival –, uma Taça de Portugal e a Liga Europa. Com a conquista da Liga Europa, tornou-se também no mais jovem treinador de sempre a ganhar uma prova europeia. Como reconhecimento do seu sucesso, mas sobretudo reconhecendo o seu amor ao seu clube de sempre, o FC Porto decide homenageá-lo em 2011 com a atribuição de um Dragão de Ouro, troféu que recebeu das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa agraciando os Portistas com um discurso que ainda hoje perdura na memória do universo azul e branco.

Prosseguiu a sua carreira nalguns dos mais afamados clubes da Europa, tendo treinado o Chelsea, o Tottenham, o Zenit de Sao Petersburgo, o Shanghai SIPG e o Olympique Marseille.

Há dois anos decidiu dedicar-se à preparação da sua Candidatura à Presidência do Futebol Clube do Porto reunindo uma equipa de valências e competências que trarão o Clube de volta ao lugar onde merece estar. Tendo recebido o apoio e incentivo entusiástico de muitos sócios e adeptos, André Villas Boas representa a modernidade, os valores, o rigor, o planeamento, a dedicação e o trabalho que o FC Porto necessita neste momento para honrar e manter o Clube na sua senda de vitórias sem igual.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.