Presidente da Câmara de Santarém alerta Governo sobre falta de condições do hospital

| País
Porto Canal / Agências

Santarém, 20 ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Santarém enviou hoje uma carta ao Governo em que expõe a ausência de condições técnicas do bloco operatório do Hospital de Santarém.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, Ricardo Gonçalves (PSD) afirma que "o sistema de ventilação está completamente obsoleto" e refere a "existência recorrente de humidade na cobertura ou paredes do bloco operatório", situações que "já levaram ao cancelamento de inúmeras cirurgias".

Afirmando-se preocupado com a atual situação do bloco operatório e do bloco de partos, o autarca solicitou ao ministro da Saúde que "tome as medidas necessárias para resolver a situação", ao mesmo tempo que recorda a existência de um projeto de requalificação e melhoramento das condições do edifício.

"Existe um projeto elaborado para obras de melhoramento no bloco operatório e bloco de partos, sendo que as mesmas não se iniciaram por inexistência da competente componente financeira", destacou.

O presidente da Câmara de Santarém realçou ainda o facto do Hospital de Santarém "servir todo o distrito" e alertou para as consequências para a população de se encontrar encerrado o bloco operatório por falta de condições técnicas e de segurança.

Contactado pela agência Lusa, o Conselho de Administração do Hospital de Santarém recusou prestar esclarecimentos sobre o assunto.

O Bloco de Esquerda, através dos deputados João Semedo e Helena Pinto, já havia questionado no dia 11 de junho o ministério da Saúde sobre o problema, tendo o gabinete tutelado por Paulo Macedo respondido no dia 28 de julho às questões levantadas pelos dois deputados.

Na resposta o ministério confirma que "o bloco operatório central tem sido afetado por situações ambientais de humidade extrema", onde o mecanismo que garante a circulação do ar, o sistema AVAC, "já não tem capacidade para estabilizar os níveis de humidade entre os 45º e os 60º".

O sistema data da construção do hospital, em 1985, e "após 30 anos de funcionamento ininterrupto e intensivo necessita de ser substituído e o bloco central requalificado", pode ler-se no documento, a que a agência Lusa teve acesso.

No mesmo documento é referido que o bloco "tem suspensa e reprogramada alguma atividade operatória desde 2013".

O gabinete do ministro da Saúde informou ainda que "uma intervenção estrutural, profunda" implica o "encerramento temporário" do bloco operatório, sendo esta uma "ação que tem que ser muito bem preparada, algo que o Conselho de Administração está a fazer", e que perspetivou para o "início de 2015".

Em recentes declarações proferidas numa reunião da Assembleia Municipal de Santarém, o presidente do conselho de administração, José Josué, informou que "dada a natureza EPE do hospital, este não tem rubrica de investimento" e terá de recorrer a "financiamento comunitário no valor de 2,5 milhões de euros", para o qual está a preparar a candidatura".

MYF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).