Especialistas explicam o aumento das falhas nos últimos meses no Instagram e Whatsapp

Especialistas explicam o aumento das falhas nos últimos meses no Instagram e Whatsapp
| Mundo
Porto Canal

Os últimos meses têm sido frequentes as falhas de serviço que têm afetado as plataformas e redes sociais, como o Instagram e o Whatsapp. As aplicações que ficam fora do ar sofrem problemas e deixam muitos usuários sem acesso às próprias contas. Mas porque motivo acontecem estas falhas e porque têm sido cada vez mais repetidas?

Num artigo recente, a BBC aborda estas falhas recentes e frequentes que têm afetado as plataformas, com base na opinião de especialistas que indicam que estas interrupções não são coincidência e estão a ficar cada vez mais comuns.

O site Downdetector tem sido central na identificação destes problemas. A plataforma, que informa em tempo real sobre o estado da rede de vários sites e serviços, identificou mais de 1,75 milhão de relatos de problemas em todo o mundo face ao WhatsApp, unicamente no dia 3 de abril.

As falhas constantes levantam preocupações sobre a estabilidade da internet e, segundo os especialistas, há diversos fatores que contribuem para as falhas que se têm sentido nos últimos meses nestas plataformas.

Estamos a falar de erros de código ou até mesmo de condições climáticas severas que afetam os ‘data centers’. “A mudança para a computação em ‘cloud’ também tem o seu papel”, escreve a BBC: “Embora tenha permitido mais agilidade, uma interrupção num provedor da ‘cloud’ pode afetar várias empresas”.

A somar a estas causas, também há os picos repentinos na procura, como na Black Friday.

Estas questões ressaltam a importância da resiliência e um melhoramento dos serviços online, até porque, lembram os especialistas, há cada vez mais pessoas ligadas e em rede e a tendência não é decrescente.

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.