Vão abrir cinco novas creches em Gaia

Vão abrir cinco novas creches em Gaia
| Norte
Porto Canal/Agências

O Município de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vai ter cinco novas creches, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou esta quinta-feira o presidente da autarquia.

“Vamos ter de colocar comparticipação com certeza, mas ainda não sabemos de quanto. Agora o objetivo é aproveitar verbas do PRR, não desperdiçar uma oportunidade”, disse Eduardo Vítor Rodrigues que falava aos jornalistas na apresentação do relatório de contas de 2023.

As cinco creches serão colocadas nas freguesias de Canidelo, Oliveira do Douro, Afurada, Pedroso e Grijó.

Cada uma terá capacidade para 66 crianças.

Sem avançar com prazos precisos, Eduardo Vítor Rodrigues referiu que os concursos públicos “deverão acontecer em maio” para que as creches seja uma realidade “rapidamente”.

“Isto corresponde a uma resposta que fica aquém da necessidade. Vai ao encontro das necessidades das famílias, mas não resolve a procura. Temos IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] com listas de espera para creches superiores ao número de vagas que têm”, referiu o autarca.

Questionado sobre outros investimentos, Eduardo Vítor Rodrigues avançou que também está a candidatar a verbas do PRR a remodelação de quatro escolas EB 2,3 e secundárias.

São elas Gaia Nascente, Carvalhos, Grijó e D. Pedro I e cada empreitada poderá custar entre três a 3,5 milhões de euros.

“Antecipo já que os valores do mercado vão ficar acima e a câmara terá de comparticipar”, disse o autarca, que conta regressão ao Edifício dos Paços do Concelho, atualmente em obras, em outubro.

A obra, de 3,4 milhões de euros, “é a primeira grande remodelação deste edifício em 100 anos”.

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).