FC Porto: Lista A divulga propostas sobre formação e scouting

FC Porto: Lista A divulga propostas sobre formação e scouting
| Desporto
Porto Canal

Candidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa pretende reforçar aposta na captação e no desenvolvimento de jovens talentos

A construção da Academia é “uma das principais prioridades” da candidatura encabeçada por Jorge Nuno Pinto da Costa às eleições para os órgãos sociais do FC Porto. Este é o ponto de partida de um conjunto de três propostas da Lista A dedicadas à formação de futebolistas e ao scouting.

O movimento Todos pelo Porto assegura que o projeto da Maia, apresentado em março pelo arquiteto Manuel Salgado, é a “melhor solução” e estará “completamente operacional” durante o mandato prestes a iniciar-se. A candidatura garante que esta obra “irá dotar o Clube das necessárias infraestruturas para fortalecer os escalões de base com competência e mestria”, o que permitirá “continuar a formar um maior número de atletas de excelência como Diogo Costa, João Mário, Francisco Conceição, assim como Vitinha, Fábio Vieira ou Fábio Silva”.

A Lista A propõe ainda o “desenvolvimento de um programa holístico de competências nos jovens, incluindo aspetos físicos, mentais e de gestão emocional”, com o objetivo de “ampliar serviços de suporte aos jovens atletas, como apoio psicológico, capacitação dos aspetos da nutrição, da qualidade do sono e da prevenção da lesão”. Promover “sistemas de meritocracia sustentada” é outro dos eixos desta candidatura relativos à formação.

Por fim, propõe-se um “forte investimento no departamento de scouting”, que deverá ser dotado da “melhor tecnologia” com o propósito de sustentar “decisões baseadas em dados proprietários e decisões data-driven”. Procurar-se-á, ainda, assegurar “uma presença global e de liderança forte” de uma rede que dará prioridade à “integração do talento jovem”.

As eleições do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 realizam-se a 27 de abril, entre 9h00 e as 20h00, no Estádio do Dragão.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-17): Juniores B goleiam em Pina Manique

Juniores B do FC Porto bateram os do Casa Pia (4-0) na 13.ª jornada da fase final.

FC Porto (Hóquei em patins): Sem depender de terceiros. Crónica do jogo.

Nem 72 horas depois de conquistar a Taça de Portugal na pista do Óquei de Barcelos, a equipa de hóquei em patins do FC Porto recebeu o mesmo adversário e não foi além de uma igualdade a quatro bolas na penúltima ronda do campeonato. Com este resultado, os portistas passam a somar 62 pontos, mais dois do que o Sporting e mais quatro do que a Oliveirense, que tem menos um jogo disputado. A entrada nos play-offs em primeiro lugar está à distância de uma vitória em casa do oitavo classificado.

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.