Carregar andante por telemóvel já é possível a partir desta quinta-feira

Carregar andante por telemóvel já é possível a partir desta quinta-feira
Porto Canal
| Porto
João Nogueira e Catarina Cunha

Quando chega o final do mês, as lojas Andante partilham um cenário em comum: extensas filas de espera para renovações e carregamentos do cartão. Mas a partir desta quinta-feira, data avançada pela Transportes Intermodais do Porto ao Porto Canal, o processo passa a ser mais simples e cómodo, com uma nova funcionalidade que permite o carregamento de títulos e mensalidades através do telemóvel.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Chama-se TOP UP e é a nova funcionalidade da aplicação Anda, dos Transportes Intermodais do Porto (TIP). A adição, que de acordo com a TIP estará disponível tanto para Android, como para IOS, permitá que os utilizadores carreguem todos os tipos de títulos de transporte Andante, desde passes até viagens ocasionais de várias zonas.

A operação é simples: basta encostar o cartão Andante, seja ele de papel ou plástico, a parte de trás do telemóvel para efetuar a leitura e o carregamento através da tecnologia NFC. Além disso, não é necessário qualquer registo por parte do cliente para o utilizar.

A compra implica que o utilizador escolha um método de pagamento, entre cartão bancário ou referência multibanco. No futuro, esclarece a Transportes Intermodais do Porto, estarão disponíveis outras alternativas, como o MBWay.

App Anda com vista no futuro
E não é tudo. Estão planeadas novidades para o futuro, revela a Transportes Intermodais do Porto em comunicado.

A empresa prevê que até ao final do ano, possa introduzir na app Anda o carregamento de títulos ocasionais, dispensando o recurso à utilização de cartão físico.

Também para o fim do ano, está previsto um sistema pós-pago para o IOS, que permite ao cliente pagar apenas no final do mês as suas viagens. O modelo já existe nos Android e permite que os utilizadores viajem sem conhecer qualquer regra do sistema de bilhética.

+ notícias: Porto

O último dia da Mercearia do Bolhão. A “matilha de lobos” que são “grandes cadeias” faz mais uma vítima no Porto

30 de abril de 2024 é oficialmente o último dia da Mercearia do Bolhão. Prateleiras vazias, algumas já desmontadas, muitos abraços de despedida e um sentimento geral de mágoa. 144 anos depois, a mercearia mais antiga da cidade do Porto fechou as portas pela última vez pelas 19h. A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal a 19 de abril.

Portuenses entupiram artérias da Baixa no primeiro de maio de 74

O país acabava de sair de uma revolução que provocou a queda do regime ditatorial em 1974 e a repressão e hostilidade, vividas por tantos portugueses naquele período, levou milhares até às ruas para gritar por liberdade. Os dias passaram mas nem assim a reivindicação perdeu o pulso, com os cravos a dar lugar às bandeiras e cartazes dos sindicatos de trabalhadores. No Porto, o 1.º de Maio é recordado como a consagração do 25 de abril e pelas ruas a abarrotar de união e emoção dos portuenses.

Investigadores do Porto integram projeto para promover saúde mental e física no trabalho

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integram um projeto financiado em mais de 5,7 milhões de euros que pretende promover a saúde mental e física no local de trabalho.