Politécnico do Porto decide não submeter orçamento do próximo ano à tutela

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 19 ago (Lusa) -- O Instituto Politécnico do Porto (IPP) decidiu hoje não submeter o orçamento do próximo ano por entender não ter condições para distribuir internamente o financiamento face a novos cortes, disse à Lusa a presidente.

"Através das sete faculdades que integram o IPP, entendemos que não temos condições de fazer essa distribuição interna. Ou a tutela repondera ou a tutela que o faça. Porque nós não temos condições de conseguir suportar, depois de muito, depois de o instituto já ter feito reestruturações internas, nós não vamos cortar a nossa qualidade, já estamos com a situação no limite", afirmou a presidente do IPP, Rosário Gambôa, que disse que a redução de financiamento do instituto para o próximo ano foi de 3,7%.

A presidente do IPP disse já ter comunicado a decisão ao secretário de Estado do Ensino Superior e garantiu que ainda hoje iria enviar documentação para o Ministério da Educação e Ciência fundamentando-a.

Rosário Gambôa recordou que o IPP mantém o nível de financiamento de 2006 e lamentou que "as distorções de crescimento ou de diminuição de desenvolvimento das instituições nunca [tenham sido] corrigidas".

"Não estou preparada nem tenho capacidade para acomodar estes cortes", realçou a presidente do IPP, entidade que conta com 18 mil alunos.

A responsável da instituição de ensino superior disse ainda esperar uma resposta da parte do Governo "face a um descalabro destes, difícil de justificar perante o país, numa altura em que há menos dinheiro e melhor ele devia ser aplicado".

No fim de semana, o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, alertou para "várias indefinições" que podem aumentar o corte do financiamento público à instituição em 2015.

Em declarações à Lusa, Sebastião Feyo de Azevedo revelou que, "do que está em cima da mesa neste momento, factualmente a Universidade do Porto tem um corte de 3%", tendo em conta que o financiamento do ensino superior vai sofrer um corte abaixo de 1,5% no Orçamento do Estado para 2015, de acordo com informação divulgada na terça-feira pelo Governo.

Mas, "globalmente, há várias indefinições que levam a pensar que este nível de dimensão de cortes é o mínimo que posso esperar", alertou.

Na passada terça-feira, o Ministério da Educação divulgou que o orçamento destas instituições "está a ser preparado com uma redução global prevista inferior a 1,5%".

TDI (JAP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.