Atravessar o Douro numa “fita” a 70 metros do solo. O novo desporto que quer dar a conhecer o Porto

Atravessar o Douro numa “fita” a 70 metros do solo. O novo desporto que quer dar a conhecer o Porto
Fotos: Tomás Afonso
| Porto
Porto Canal

O Porto Canal divulgou no passado sábado à tarde imagens de um homem que foi filmado a atravessar o Rio Douro numa “highline” que liga a margem de Vila Nova de Gaia ao Porto, um vídeo que rapidamente se tornou viral nas redes sociais. Contactada pelo Porto Canal, a organização “Slackline Porto” assegura que a prática não é nova e que, apesar de atualmente a atividade não se encontrar legalizada, são cumpridas todas as normas de segurança. O grande objetivo do desporto passa por dar a conhecer (e a conhecer-se) à cidade do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Segundo Allan William, que faz parte da organização “Slackline Porto”, o slackline “é um desporto relativamente novo” e atualmente existem “vários grupos espalhados pelo mundo inteiro”, e em vários locais no país.

“De momento são todos grupos informais, porque não temos associação, e aqui no Porto já falamos e reunimos com as duas câmaras, do Porto e Gaia, mas é processo burocrático e custoso, precisamos de investir para legalizar a associação”, acrescenta.

Relativamente às ações desenvolvidas no sábado passado e registadas no vídeo partilhado pelo Porto Canal, Allan confessa que o evento foi “totalmente ilegal”, algo que pertendem reverter num futuro próximo. O jovem “aventureiro” revela que a colocação de “fitas” nas margens do rio remonta a dezembro do ano passado e que até recentemente nunca tinham sido alertados pela polícia.

Quanto à segurança, o membro da organização esclareceu ao Porto Canal que todo o material utilizado é o apropriado para o desporto, com a certificação em dia e que a montagem da estrutura foi assegurada por profissionais.

No último sábado o evento foi interrompido por elementos da PSP que, na chegado ao local, pediu a autorização para a montagem da “highline”. Face à inexistência da mesma, todo o equipamento teve de ser retirado, não tendo no entanto sido aplicada qualquer coima aplicada.

Allan realça que “a polícia não retirou a corda por falta de segurança”, e que apesar de ser algo recente, é apenas um desporto de risco, como existem outros tantos.

O sol convidou muitos turistas a passear, e a afluência de pessoas fez com que o evento tivesse “uma repercussão maior”, apesar de já acontecer “há muito tempo”.

“O Rio Douro é um lugar incrível para ter um slackline” e que futuramente o objetivo, para além da legalização, é “conseguir fazer um festival como existe já na Polónia, República Checa, Suíça”, entre outros sítios, afirma Allan.

A organização “Skyline Porto” conta com cerca de 15 pessoas e já recebeu um feedback positivo por parte das autarquias quanto à ideia de instalar vários pontos de montagem na cidade. Contudo, falta agora um grande investimento em material para que toda a gente possa usufruir do desporto, não sendo isso possível no imediato, confessa o membro da associação.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto chumba criação de memorial dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal do Porto rejeitou, por maioria, uma recomendação do PS para que fosse criado "num espaço emblemático da cidade" um memorial, monumento, escultura ou instalação artística como marco dos 50 anos do 25 de Abril.

Porto insta Governo a habilitar municípios a regularem atividades económicas

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, uma recomendação do movimento independente que insta o Governo a habilitar os municípios a regularem o licenciamento das atividades económicas.

Porto aprova por unanimidade "reunião urgente" entre Câmara do Porto e MAI

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, uma moção do PSD para realizar "uma reunião urgente" entre o executivo e a ministra da Administração Interna e adotar medidas para assegurar mais efetivos e recursos policiais.