IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente
| Porto
Porto Canal/Agências

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai criar “ainda este ano” o Conselho Consultivo do Doente Oncológico, para dar voz aos utentes e contribuir para a literacia em saúde em Portugal, foi anunciado esta quarta-feira.

“É nossa preocupação facilitar e promover a capacitação e a participação dos doentes na delineação dos cuidados que oferecemos. Nesse sentido, anunciamos a intenção de criar, ainda durante este ano, o Conselho Consultivo do Doente Oncológico”, afirmou o presidente da instituição, Júlio Oliveira.

O anúncio foi feito durante a cerimónia comemorativa dos 50 anos do IPO do Porto, uma sessão presidida pela secretária de Estado da Saúde, Ana Margarida Pinheiro Povo.

“Procuraremos continuar a melhorar a qualidade e oferta dos serviços aos utentes e suas famílias”, disse Júlio Oliveira, que antes, em entrevista à agência Lusa, justificou a aposta em figuras como o Conselho Consultivo de Doentes Oncológicos ou o Provedor do Utente com o desejo de constituir “uma instituição cada vez mais humanizada”.

“A humanização é algo constante e que não é moda. É uma pedra basilar de tudo aquilo que é feito aqui no IPO do Porto”, referiu.

Convicto de que “é necessário e importante que em Portugal se promova literacia para a saúde”, o presidente do IPO do Porto lamentou que exista “uma tendência, principalmente no sul da Europa, de se ter uma atitude paternalista em relação ao doente”.

“Mas o doente não é, nem pode ser, o coitadinho. O doente é um cidadão que, num determinado momento, teve a infelicidade de sofrer de uma patologia. Este modelo de participação e de maior envolvimento do cidadão nos processos de decisão que afetam a sua vida está mais do que desenvolvido nos países do Norte da Europa”, disse à Lusa.

Quanto ao Provedor do Utente, Júlio Oliveira avançou que o IPO do Porto “está em fase de recolha de candidaturas, junto das associações de doentes”.

“Entendemos que devemos dar o máximo de voz àquelas que são as necessidades dos doentes e seus familiares (…). Queremos dar alguma institucionalidade àquelas que são reivindicações, opiniões, sugestões, aquilo que é a visão do próprio doente”, sintetizou.

Esta quarta-feira, Júlio Oliveira também anunciou o lançamento das Bolsas de Investigação Dr. José Guimarães do Santos, uma homenagem ao fundador e mentor da cultura organizacional desta instituição.

O valor associado a este projeto é de 250 mil euros.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Assembleia Municipal do Porto chumba criação de memorial dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal do Porto rejeitou, por maioria, uma recomendação do PS para que fosse criado "num espaço emblemático da cidade" um memorial, monumento, escultura ou instalação artística como marco dos 50 anos do 25 de Abril.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.