Terminal Intermodal de Campanhã com problemas de infiltrações e elevadores avariados

Terminal Intermodal de Campanhã com problemas de infiltrações e elevadores avariados
| Porto
João Nogueira

Prestes a fazer dois anos desde a sua inauguração, o Terminal Intermodal de Campanhã depara-se com assinaláveis problemas de infiltrações. Consequentemente, os elevadores que dão acesso aos vários pisos da estrutura avariam constantemente. O problema, já sinalizado pela GO Porto, prende-se com a fase de obra e acontece em dias de chuva intensa, sublinha a STCP Serviços.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“De facto, quando chove muito, temos tido alguns problemas com os elevadores”, referiu Teresa Stanislau, gestora da STCP Serviços e, neste caso, daquele equipamento. “Já detetamos que não é uma questão e manutenção. A manutenção é assegurada. Tem a ver precisamente com a fase da obra. Foi sinalizado junto da GO Porto, que foi a empresa responsável pela obra”, continuou.

“Sempre que chove, os equipamentos avariam. E tem que ver com um problema da estrutura dos elevadores, que mete água”, partilhou um funcionário do terminal, que não se identificou.

Questionada pelo Porto Canal, a GO Porto respondeu que “tem conhecimento de algumas interrupções ao nível da operação dos elevadores, causadas por infiltrações em situações de intempérie, pelo que se encontra a analisar medidas corretivas que permitam mitigar estes problemas”.

Para um equipamento aberto há pouco mais de um ano e meio, o problema é “preocupante”, admite Teresa Stanislau. Contudo, a gestora da STCP Serviços sublinha: “A água tem destas coisas. Ela infiltra-se por todo o lado e dificilmente se controla. Qualquer projeto em engenharia, por muito que se consiga antever o percurso da água, ela por vezes prega-nos partidas”.

Relativamente à acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, Teresa Stanislau sublinha: "As pessoas podem procurar a ajuda de um segurança, que saberá encaminhá-las para um elevador disponível ou um caminho alternativo”.

“Em último caso, e se não houver mais nada, as pessoas, no caso as cadeiras de rodas, terão que ser transportadas a peso com o apoio de seguranças para o piso necessário”, acrescenta.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.