Aprovado programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã no Porto

Aprovado programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção da CDU, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana a desenvolver nos próximos 10 anos em Azevedo Campanhã, na zona oriental da cidade.

O programa, aprovado na sessão que decorreu na segunda-feira à noite, prevê investimentos públicos e privados nas áreas do ambiente, mobilidade, equipamentos, infraestruturas e espaço público.

Pela CDU, o deputado Rui Sá considerou positiva a ORU de Azevedo, mas disse ter dúvidas com algumas das opções apresentadas no programa, como a criação de apenas uma estação para acomodar a nova linha do metro que ligará o centro de Gondomar (Souto) à estação do Dragão.

"Acreditamos que deveria ser ponderada uma outra estação", referiu, dizendo, no entanto, concordar com a construção de um conjunto de equipamentos e alguns reperfilamentos de vias.

Ainda sem programação definida, a nova linha do metro prevê a criação das estações de Hospital e Lagoa, em Gondomar, e uma estação junto ao bairro do Lagarteiro, perto da entrada do parque Oriental, no Porto.

Em resposta ao deputado, o presidente da câmara, Rui Moreira, assumiu estar também preocupado com a futura linha de metro Souto - Dragão e com o "enorme impacto" que esta pode vir a ter naquela zona e no parque Oriental.

"A inserção da linha tem de ser feita com muito cuidado. Esperámos não ser convidados para ver o produto concluído, mas sermos ouvidos", referiu, apelando ao empenho da Assembleia Municipal, que recentemente criou uma comissão para acompanhar as empreitadas da Metro do Porto e Infraestruturas de Portugal (IP) na cidade.

Já o socialista Alfredo Fontinha disse esperar que o programa estratégico "se concretize o mais rapidamente possível", defendendo que Azevedo de Campanhã "é um lugar recôndito da cidade" que "os portuenses mal conhecem".

"Nos últimos 20 anos, há o parque oriental da cidade que está em desenvolvimento, mas não houve mais nada", referiu.

Contrariando as afirmações do PS, o presidente da câmara deu exemplos de alguns dos investimentos feitos pelo município, como na Travessa da Levada, e a ação levada a cabo para impedir o encerramento do centro de saúde, cuja reabilitação vai ser financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Podemos olhar ao que ainda não foi feito, mas prefiro pensar no que foi feito", referiu.

Pelo BE, a deputada Elisabete Carvalho destacou algumas das intervenções previstas no programa, como novas vias de acesso, o centro de saúde e as operações para as margens do rio Torto, mas disse esperar que aquela zona não se transforme "em mais um paraíso turístico" na cidade.

Refutando o diagnóstico feito pelo BE, Rui Moreira defendeu a necessidade de Azevedo ter "novas atividades e novos moradores".

Também o deputado do movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto”, Raul Almeida, destacou que a ORU de Azevedo “confirma a aposta do executivo na zona oriental” do Porto, bem como “a vontade de construir”.

O social-democrata Manuel Monteiro considerou que programa estratégico pretende "tornar Campanhã num espaço urbano, socialmente equilibrado", mas também "inverter a quebra de população".

"Azevedo é um território com paisagem de tradição rural ainda viva. Com esta reabilitação, tornar-se-á numa área da cidade interessante", observou.

Já o deputado único do PAN, Paulo Vieira de Castro, destacou a necessidade de "repensar as infraestruturas de forma sustentada" e pensar o território de Azevedo "com base numa estratégia urbana".

A par da ORU de Azevedo, a Assembleia Municipal aprovou, por maioria, a delimitação de seis Áreas de Reabilitação Urbana (ARU): Baixa, Bonfim, Massarelos, Lapa, Foz Velha e Lordelo do Ouro.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.