Conselho de Arbitragem pronuncia-se sobre penálti sobre Francisco Conceição

Conselho de Arbitragem pronuncia-se sobre penálti sobre Francisco Conceição
| Desporto
Porto Canal

O vice-presidente do Conselho de Arbitragem, João Ferreira, afirmou que a intervenção do VAR para anular o penálti assinalado em campo sobre Francisco Conceição “foi excessiva”.

No programa de divulgação dos áudios do VAR, na SportTV+, João Ferreira, na análise ao lance defende que “o VAR é para erros claros e óbvios. Se olharmos para o lance, não nos parece um erro claro e óbvio de assinalar penálti. Diria que alguns elementos suportariam a decisão do árbitro. Daí acharmos que a intervenção do VAR foi excessiva. Não haveria necessidade de acontecer porque há elementos que suportam a decisão tomada em campo".

Depois do encontro, os jogadores do plantel principal do FC Porto recorreram às redes sociais para expressarem a sua revolta com o sucedido no Estoril, na 27.ª jornada da Liga, através de uma mensagem uniforme, que surge acompanhada do vídeo do penálti cometido por Mangala sobre Francisco Conceição, que António Nobre assinalou e depois reverteu após a intervenção do VAR Tiago Martins.

Leia o diálogo entre o árbitro António Nobre e o VAR Tiago Martins:

VAR: António?
Árbitro: Sim?
VAR: Daqui VAR, sugiro que venhas à zona de revisão para avaliares o cancelamento do penálti, está bem? Anda para trás. O defesa vai sempre na mesma direção, no mesmo movimento.
Árbitro: Ok.
VAR: E o atacante vai e choca com ele. O defesa não faz nada para derrubar o atacante.
Árbitro: Então o gajo não o derruba, Tiago?
VAR: É um choque.
Árbitro: Olha aqui nas costas.
VAR: António, a decisão é tua.
Árbitro: Sim, sim. Tens outro ângulo? Vamos ver outro ângulo. Outra vez, esse.
VAR: Se reparares nas pernas, até é o atacante que choca...
Árbitro: Passa devagar. A perna esquerda...
VAR: O atacante, aqui, é que bate na perna do defesa.
Árbitro: Ok, está apoiado. É aqui. Ok, e não há mão?
VAR: Está só apoiado, não nenhum empurrão. Não há nenhum agarrão.
Árbitro: Esta é boa. Não há infração, mas também não há simulação. Vai ser bola ao solo.
VAR: Sim, vou-te mostrar outra vez os curtos para tu veres que é o atacante que choca com a perna.
Árbitro: Certo. É o defesa 22. Não comete qualquer infração.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Os órgãos eleitos para o quadriénio 2024-2028

27 de abril de 2024. 26.876 sócios estiveram no estádio do Dragão para eleger os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 e fazer deste o ato eleitoral mais participado de sempre.

FC Porto (Voleibol): Esgotados bilhetes para o jogo com o PV Colégio Efanor

Já não há bilhetes para o duelo entre FC Porto e Colégio Efanor, o quinto da final do play-off da Liga de voleibol (quarta-feira, 21h00, Porto Canal/FC Porto TV).

André Villas-Boas: “Cabe-me responder às exigências dos portistas”

André Villas-Boas foi um dos 45.230 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio do Dragão este domingo, dia de jogo entre FC Porto e Sporting a contar para a jornada 31 do campeonato. Antes do clássico que terminou empatado a dois, em declarações aos meios do clube, o recém-eleito presidente portista descreveu a votação com “números absolutamente históricos” como “um grande sinal de força e vitalidade do FC Porto”, mostrou-se focado em “responder às exigências” inerentes ao cargo e lembrou: “Tem que haver um sentido comum e um bem comum, que é o bem-comum do FC Porto”.