Homem acusado de gerir 'site' que vende dados ilícitos recusa falar em tribunal do Porto

Homem acusado de gerir 'site' que vende dados ilícitos recusa falar em tribunal do Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

Um homem acusado de administrar um 'site´ exclusivamente destinado à comercialização de dados ilícitos, nomeadamente modelos de passaportes, recusou prestar declarações no arranque do julgamento no Tribunal São João Novo, no Porto.

O arguido, de 56 anos, natural da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), residiu em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entre 2018 e 2023, ano em que foi detido.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o suspeito, em prisão preventiva – medida de coação mais gravosa, administrava, em conjunto com outras pessoas, um ‘site’ conhecido por Verified Fórum.

O ‘site’, segundo o MP, destina-se, “exclusivamente, à comercialização de variados conteúdos ilícitos de ‘malware’ [‘software’ malicioso], de bases de dados de informação pessoal e de meios de pagamento, designadamente de contas bancárias e credenciais de cartões de crédito”.

“Nessa qualidade, o arguido fomentava e mediava transações de programas e dados informáticos obtidos de forma fraudulenta, integrando uma rede de pessoas destinada à prática de crimes em domínio digital e de forma tendencialmente anónima, composta por mais de 89 mil membros”, salienta.

Durante a audiência de julgamento, um especialista da Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ) Afonso Rodrigues disse que o arguido era o administrador técnico do 'site´, o que significa que tinha acesso total ao conteúdo do mesmo, nomeadamente às publicações, base de dados, tabelas e mensagens.

“Como administrador técnico possui conhecimento de tudo o que lá se passa”, afirmou.

Apesar disso, o perito não encontrou, nas perícias que efetuou, evidências de que o suspeito tenha usado esses seus poderes de administração.

Afonso Rodrigues adiantou ainda, quando questionado pelo advogado de defesa, que no início do ano o Verified Fórum, que está totalmente em russo, ainda estava em funcionamento, mas noutro endereço de Internet.

Este 'site´ está na rede TOR, rede que garante o anonimato dos usuários na Internet, sendo, por isso, de acesso restrito e de proteção redobrada, explicou.

Para aceder a este 'site´ onde se disponibilizam, por exemplo, modelos de passaportes, os interessados têm de pagar 50 dólares (47 euros à taxa de câmbio atual), revelou o perito.

O arguido está acusado pela prática dos crimes de associação criminosa, sabotagem informática, acesso ilegítimo, atos preparatórios de contrafação, aquisição de cartões ou outros dispositivos de pagamento obtidos mediante crime informático e branqueamento.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.