Viaduto em Matosinhos estará montado na próxima semana e vai obrigar ao corte da A28

Viaduto em Matosinhos estará montado na próxima semana e vai obrigar ao corte da A28
Pedro Benjamim | Porto Canal
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Pedro Benjamim

Quem nos últimos dias viaja pela A28, em Matosinhos, consegue já ver o viaduto que irá ligar a zona da Cruz de Pau à Barranha a ganhar corpo. A estrutura que está a ser montada do lado da Cruz de Pau, junto ao Estádio do Mar, estará totalmente montada já na próxima semana, referem fontes ouvidas pelo Porto Canal.

O viaduto será depois lançado sobre a A28 maio, avança o Jornal de Notícias numa informação confirmada junto da autarquia pelo Porto Canal. Fonte da Câmara de Matosinhos refere que os atrasos se devem ao Inverno rigoroso e às chuvas que obrigaram à interrupção dos trabalhos. O lançamento do viaduto irá obrigar ao corte da auto-estrada naquele troço durante o período noturno.

 
 
 
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A técnica para a montagem é semelhante ao viaduto das Andresas, no Porto. O viaduto que atravessa a VCI, e completou a Avenida do Bessa, foi construído no âmbito do Euro2004. Na época a metodologia de montagem era pioneira, tendo sido a primeira vez que tal fora testado em Portugal, com o objetivo de “diminuir o tempo de execução e a causar o mínimo impacto sobre o normal funcionamento da VCI”, refere o gabinete de comunicação do gabinete de arquitetura responsável pelo projeto.

O primeiro concurso público para a construção do viaduto sobre a A28, aprovado em 2015, quando Guilherme Pinto liderava a autarquia, tinha um preço base de construção de aproximadamente 1,5 milhões de euros. Volvidos quase dez anos esse valor já foi ultrapassado em várias vezes.

“É uma empreitada de cinco milhões de euros”, afirmava a presidente da autarquia Luísa Salgueiro ao Porto Canal em fevereiro deste ano. O valor da obra foi revisto devido aos aumentos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, bem como devido a trabalhos complementares.

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A nova via que vai nascer será para “automóveis e peões. Vai ser com um separador central, tem duas faixas de rodagem, uma para cada sentido e tem passeios laterais para peões com 2,25 metros de largura cada um”, explicava o chefe de divisão António Gonçalves ao Porto Canal na mesma data.

A presidente da autarquia defende que com a obra será retirada “muita pressão sobre a rotunda” AEP, já que a ligação entre o Estádio do Mar à feira da Senhora da Hora (Nascente – Poente), poderá ser feita através desta nova travessia.

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