Antiga escola primária em Penafiel transformada em casas para renda apoiada

Antiga escola primária em Penafiel transformada em casas para renda apoiada
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Penafiel, no distrito do Porto, vai transformar uma antiga escola primária em dois fogos para disponibilizar em regime de renda apoiada, num investimento de cerca de 180 mil euros, disse esta quinta-feira fonte autárquica.

Segundo o município, já foi lançado o concurso público para a empreitada que vai decorrer no edifício da antiga escola de Vale Formoso, no lugar da Cavadinha, em Paço de Sousa.

Quando for concluída a obra, serão disponibilizados dois fogos de tipologia T1.

Esta empreitada enquadra-se na Estratégia Local de Habitação do concelho de Penafiel, no âmbito da qual a autarquia submeteu várias candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação de 66 fogos.

Destaca-se, ainda, a construção de raiz, já em curso, de um edifício, em Irivo, para 18 fogos, também para renda apoiada, e de outro edifício na freguesia de Guilhufe e Urrô para 18 fogos, candidatura que aguarda aprovação.

Outras 28 casas vão ser disponibilizadas para realojamento nas Termas de São Vicente quando for construído de raiz um novo bloco de apartamentos, no âmbito de uma candidatura que está em fase de apreciação no Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Aqueles investimentos, explicou à Lusa fonte da câmara municipal, têm como objetivo “eliminar as situações de grave carência habitacional diagnosticadas”.

No concelho, foi identificado um conjunto de pessoas e agregados familiares, financeiramente carenciados, que se “encontram a viver em situações indignas, que carecem de apoio específico e direcionado”, anotou ainda.

+ notícias: Norte

Castelo Branco vai passar ter o sistema de videovigilância

A Câmara Municipal de Castelo Branco assinou, esta segunda-feira, um protocolo para instalação de sistema de videovigilância na cidade de Castelo Branco. O objetivo é aumentar o sentimento de segurança na cidade, prevenir a criminalidade e identificar alguns suspeitos de crimes.

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.