Campeão olímpico Carlos Lopes homenageado durante meia maratona do Dão, em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 ago (Lusa) -- O campeão olímpico Carlos Lopes será homenageado durante a primeira "Meia Maratona do Dão -- A Corrida da Emoção", uma prova que apadrinhará a 21 de setembro em Viseu, concelho onde nasceu.

Segundo o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, a meia maratona é "uma forma de homenagem ao atleta, 30 anos depois da medalha olímpica" que conquistou em Los Angeles.

"O nome de Carlos Lopes é um marco indelével do desporto nacional e a sua participação é um estímulo para a organização deste grande evento", acrescentou.

A meia maratona do Dão, que se realiza no Dia do Município e está integrada no programa da Festa das Vindimas do Dão, quer atrair 2.000 participantes, em especial turistas amantes da corrida e de destinos vinhateiros.

Num percurso de 21 quilómetros, os participantes vão passar no centro histórico da cidade, nas portas medievais do Soar e dos Cavaleiros, no Rossio, na Avenida da Europa, na rotunda Carlos Lopes (em homenagem ao campeão olímpico), na mata do Fontelo e na Cava de Viriato.

A competição é organizada pela Global Sport, com o patrocínio da Câmara de Viseu e tendo o grupo desportivo "Os Ribeirinhos" como principal parceiro local.

Na opinião de Almeida Henriques, este será "um acontecimento marcante no Dia do Município, aberto à região e ao país" e que "reforça a atratividade da primeira festa das vindimas do Dão", a realizar nesse fim de semana.

"É uma nova aposta na promoção de Viseu enquanto destino cultural, vinhateiro e turístico com potencial internacional", justificou.

No mesmo dia, realizam-se também uma mini-maratona com um percurso de dez quilómetros e uma caminhada solidária de cinco quilómetros, cuja receita reverterá em parte para fins sociais.

A Festa das Vindimas do Dão é uma iniciativa do município de Viseu, que conta com o apoio do Turismo do Centro e tem como principais parceiros a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e a Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).