“O meu filho precisa do papel”. Pais mostram-se contra o uso de manuais digitais

“O meu filho precisa do papel”. Pais mostram-se contra o uso de manuais digitais
| País
Porto Canal

A petição pelo fim do projeto-piloto de manuais escolares nas escolas já foi entregue na Assembleia da República, na passada sexta-feira. Recolheu mais de duas mil assinaturas e vai ser apreciada pela comissão parlamentar de Educação.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Junto a algumas escolas do distrito do Porto, a opinião dos encarregados de educação pouco se divide, no que diz respeito à temática, uma vez que a maioria não concorda com a implementação digital, especialmente nos anos do ensino básico, onde o manuseamento dos livros é essencial, dizem.

“Vivemos numa era demasiado digital e os meninos e meninas desta era habituam-se rapidamente ao que é tecnológico e perdem o gosto essencial por desfolhar um livro”.

“Tem é de ser feito de forma controlada para não haver a tal sobre-exposição e o efeito funcionar ao contrário”, dizem Raquel Madureira e Nuno Moura, ambos encarregados de educação de crianças a frequentar o ensino básico.

O Ministério da Educação decidiu levar a cabo um projeto de substituição de manuais em papel por livros digitais, que começou de forma gradual em 2020/2021. O programa é voluntário e conta com cada vez mais estabelecimentos de ensino: Este ano são 23.159 alunos do 3.º ao 12.º anos em cerca de 160 escolas de todo o país, segundo dados avançados à Lusa pela tutela.

No entanto, há pais e professores que estão contra o projeto e pedem a sua suspensão. Há três meses, Catarina Prado e Castro lançou uma petição “Contra a excessiva digitalização no ensino e a massificação dos manuais escolares digitais: Petição Pública (peticaopublica.com)”, que conta agora com 2.219 assinaturas.

O abaixo-assinado defende que os livros em papel são “recursos mais saudáveis e eficazes para todas as crianças” e por isso pede o “fim imediato do projeto-piloto” dos manuais digitais, lembrando que as crianças e adolescentes já passam tempo excessivo em frente a ecrãs, com consequências negativas para a sua saúde.

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.