Buscas por pescador estendem-se desde a praia de Moledo à Capela Santo Isidoro em Caminha

Buscas por pescador estendem-se desde a praia de Moledo à Capela Santo Isidoro em Caminha
| Norte
Porto Canal / Agências

As buscas pelo pescador lúdico de 70 anos desaparecido no concelho de Caminha decorrem entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, revelou esta terça-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

“A Autoridade Marítima Nacional encontra-se a efetuar buscas por um pescador lúdico, que se encontra desaparecido desde o dia de ontem [segunda-feira] depois de alegadamente ter saído para exercer a atividade da pesca lúdica apeada na zona costeira de Moledo, entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, no concelho de Caminha”, no distrito de Viana do Castelo, indica a AMN em comunicado.

A AMN refere que o pescador tem 70 anos, e não 67 como tinha sido indicado, cerca das 09:00, à Lusa.

Nas operações de busca, coordenadas pelo capitão do porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Caminha, estão empenhados tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo (por mar) e elementos do Comando-local de Caminha, bem como da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora (por terra), descreve a AMN.

No local encontra-se também uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

“O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima”, acrescenta.

A AMN refere que as buscas foram iniciadas na sequência de um alerta recebido pelas 21:30 de segunda-feira, feito “através da GNR, que recebeu um contacto de um familiar da vítima a dar conta que o homem teria saído de casa para pescar e não tinha regressado”.

“Foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Caminha para efetuar buscas por terra”, assegura a AMN.

O capitão do porto de Caminha disse esta terça-feira à Lusa que as autoridades marítimas, com o apoio da Força Aérea, num total de cerca de 17 homens, se encontram a procurar o homem desaparecido.

“Suspeita-se que possa ter desaparecido durante a prática de pesca lúdica na zona de Moledo. A sua viatura foi encontrada próxima da zona costeira, entre Vila Praia de Âncora e Moledo. Estamos a desenvolver esforços para localizá-lo, mas ainda não conseguimos encontrar”, afirmou o capitão do porto de Caminha, Fernando Pereira, pelas 09:00.

O capitão explicou ainda que a barra de Caminha estava na segunda-feira encerrada, com o “mar alteroso” a apresentar ondas de quatro metros e o vento a soprar com o equivalente a 30 quilómetros por hora.

Na página da Internet da Proteção Civil indica-se que a busca e resgate decorre na Eco Via de Vila Praia de Âncora, uma zona de circulação de pessoas e bicicletas, junto à costa, existente entre aquela vila e a praia de Moledo.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.