Portugal desce quatro lugares no ‘ranking’ de democracias do mundo

Portugal desce quatro lugares no ‘ranking’ de democracias do mundo
| País
Porto Canal

Segundo o último relatório da democracia do Variety of Democracies, Portugal caiu quatro lugares no ranking das democracias liberais. O país passou do 22º lugar no ano de 2022, para o 26º lugar em 2023.

A lista é composta por um total de 179 países. No topo estão países escandinavos, como Dinamarca, Suécia e Noruega. Entre os países do fundo da lista estão, por exemplo, a China, a Coreia do Norte, o Afeganistão e a Síria.
Este ‘ranking’ baseia-se em 71 indicadores, como liberdades cívicas, o sistema judicial, ou o controlo dos parlamentos.

Em entrevista ao jornal Público, o coordenador do estudo na parte relativa a Portugal Tiago Fernandes, explica que, apesar do recuo, “Portugal está na casa dos 20% dos países mais democratas do mundo”.

De acordo com o investigador, citado pelo jornal, as principais áreas de declínio centram-se nos media, no sistema de justiça, na perda de qualidade da administração pública e na tendência das maiorias parlamentares depois da “geringonça”.

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.