A Páscoa está mais cara: cabaz alimentar aumentou 30 euros em dois anos

A Páscoa está mais cara: cabaz alimentar aumentou 30 euros em dois anos
| País
Porto Canal

O custo do cabaz de bens alimentares essenciais das famílias portuguesas durante a Páscoa têm vindo a aumentar significativamente, revelam dados da Associação de Defesa do Consumidor, Deco, analisados pelo Correio da Manhã. Comparativamente a 2022, houve um disparo de mais de 30 euros.

Segundo a Deco, os gastos subiram cinco euros e atingiram os 231,94 euros na semana passada. Comparativamente a 2022, houve um disparo de mais de 30 euros. Há dois anos, o custo rondava os 201,68 euros.

A análise semanal da Deco, em colaboração com a Proteste, abrange 63 produtos, incluindo bens essenciais como arroz, batatas, pescada, carapau, ovos e leite. Em 2022, este conjunto de produtos estava avaliado em cerca de 180 euros.

O azeite virgem extra destacou-se como o produto com o maior aumento no último ano, passando de 7,10 euros para 11,20 euros, uma subida de 58%. Já por tipologia alimentar, as mercearias foram as que registaram maior aumento, com 38,7%, seguidas pela carne (25,2%) e pelo peixe (24,1%).

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Euromilhões sem totalistas, mas quarto prémio a caminho de Portugal

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 27 milhões de euros.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.