Ponteiros do relógio avançam uma hora e trazem os dias “mais aguardados” do ano

Ponteiros do relógio avançam uma hora e trazem os dias “mais aguardados” do ano
| País
Maria Leonor Coelho

Os ponteiros dos relógios adiantam 60 minutos este domingo, dando início ao horário de verão. 

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira quando soar a primeira badalada, os ponteiros adiantam uma hora, passando para as 2h00. Por sua vez, na Região Autónoma dos Açores, a mudança será à 0h00, altura em que os relógios vão adiantar para a 1h00.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As mudanças de hora começaram no início do século XX com o objetivo de poupar energia. No entanto, nem toda a gente concorda com a medida. Em Portugal, já em 2018, 85% das pessoas queriam acabar com a mudança.

Questionados pelo Porto Canal, vários portuenses admitiram preferir o horário de verão face ao de inverno, defendendo inclusive o término da mudança de hora.

“O horário de verão é muito melhor, parece que os dias ficam mais longos, dá para estar até mais tarde na rua”, dizem.

De entre as atividades preferidas para realizar durante o verão, os portuenses destacam as caminhadas ao pôr-do-Sol na marginal de Matosinhos, as idas à praia e os passeios na Foz.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva – a lei comunitária de 2000 - que prevê que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro.

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Euromilhões sem totalistas, mas quarto prémio a caminho de Portugal

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 27 milhões de euros.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.