Serviços de segurança russos dizem ter evitado atentado no sudoeste do país

Serviços de segurança russos dizem ter evitado atentado no sudoeste do país
| Mundo
Porto Canal/Agências

Os serviços de segurança russos revelaram esta sexta-feira ter detido três "cidadãos de um país da Ásia central" que, alegam, planeavam um atentado à bomba em Stavropol, cidade no sudoeste da Rússia.

Num comunicado, citado pela agência France Presse (AFP), o Serviço Federal de Segurança (FSB) russo, refere ter "posto fim a atividades terroristas de três cidadãos de um país da Ásia central, que planeavam cometer um ato terrorista com a explosão de um engenho num local público na região de Stavropol".

A televisão russa difundiu imagens, nas quais se vê vários homens deitados no solo, detidos por agentes do FSB, entre viaturas.

De acordo com a agência de notícias russa Ria Novosti, foram encontrados, em casa dos suspeitos, componentes para o fabrico de um engenho explosivo artesanal e substâncias químicas.

Esta detenção acontece uma semana após o ataque numa sala de espetáculos perto de Moscovo, no qual morreram 144 pessoas e 360 ficaram feridas, que foi reivindicado pela organização jihadista Estado Islâmico.

Doze pessoas foram detidas após o atentado, incluindo os quatro alegados atacantes, originários do Tajiquistão, uma das antigas repúblicas soviéticas da Ásia central, onde o Estado Islâmico continua ativo. Ao longo dos últimos anos, o FSB tem anunciado com alguma regularidade ter conseguido evitar atentados na Rússia, mas geralmente são conhecidos poucos detalhes sobre os casos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.