Município de Chaves apresenta nova imagem

Município de Chaves apresenta nova imagem
CM Chaves
| Norte
Porto Canal

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

De acordo com um comunicado da autarquia, o lançamento da nova identidade visual de Chaves assinala a celebração dos 105 anos da atribuição da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, que é a mais importante Ordem Honorífica da República Portuguesa. Foi a 24 de março de 1919 que esta distinção foi concedida à heroica Vila de Chaves, em reconhecimento pela sua defesa da República.

“Inspirada no legado histórico que em nós foi deixado, a nova “marca” gráfica de Chaves “nasce” com o propósito de reforçar a identidade do Município, ao fazer prevalecer elementos identitários dos povos que passaram pela cidade flaviense ao longo de mais de 2 mil anos de história. Uma história que acompanhou a civilização, atravessou épocas de conquistas e reconstrução, mas que mantém a sua identidade.”, pode ler-se no comunicado.

A nova identidade visual no Arquivo Histórico Municipal, foi apresentada, esta segunda-feira, perante os meios de comunicação, no mesmo local estão expostas muitas das peças arqueológicas que inspiraram o novo branding.

Porto Canal

O Presidente da Câmara, Nuno Vaz manifestou-se orgulhoso, por ser “uma marca concebida na própria estrutura municipal - no Gabinete de Protocolo e Comunicação e Arqueologia - de flavienses para flavienses, para o mundo. Os sinais estão lá todos, esperamos ser bem compreendidos, queremos dar nota de uma histórica riquíssima, com mais de 2000 anos, da afirmação de um povo. A nova imagem traduz o que fomos, o que somos e o que queremos ser no futuro, já que a ambição faz parte do nosso ADN”.

“A identidade visual da nova marca, que pretende fomentar o sentimento de pertença em relação ao município, caracteriza-se pela simplicidade, forte personalidade histórica, versatilidade e vanguardismo. A palavra Chaves evidencia a simbologia dos vários povos. O elemento “água” está presente através do reflexo da palavra enunciada, concretizando um ponto de encontro com a marca adotada para o território do Alto Tâmega e Barroso, o território da água. A cor dominante é o azul, de forma a manter o caráter identitário, tornando esta identidade visual universal e facilmente reconhecível pelo público em geral, uma vez que remete para o elemento ex-libris da cidade, a água, e para a heráldica municipal”, acrescenta a autarquia.

Porto Canal

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.