FC Porto: Academia oficialmente apresentada no Estádio do Dragão

FC Porto: Academia oficialmente apresentada no Estádio do Dragão
| Desporto
Porto Canal

Os arquitetos Manuel Salgado e Nuno Lourenço abriram as hostilidades na Tribuna VIP do Estádio do Dragão e apresentaram a Academia FC Porto, um projeto localizado na Maia num recinto com 23 hectares. Além da Casa do Dragão com alojamento para os atletas e de um Centro de Formação, há um mini estádio e uma zona de manutenção dos 10 relvados, todos com iluminação e todos dentro dos regulamentos da Liga. Face à existência uma rede de caminhos internos, todos os espaços do recinto estão ligados entre si. O custo do projeto ronda os 40 milhões de euros.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“Esta é uma maravilhosa utopia, está à vossa frente, está visível e encanta-nos a todos. Há quatro anos, prometi que ia fazer uma Academia e pus como uma das condições para me recandidatar que ela arrancasse. Foram três as condições: passarmos aos oitavos de final da Liga dos Campeões, sairmos dos capitais próprios negativos e iniciar a Academia. É um sonho de há muitos anos e uma promessa de há quatro. Para se apresentar isto, não basta um mês, dois meses ou seis meses. É ridículo dizer-se que isto devia ser adiado ou que é um trunfo eleitoral. É, isso sim, um trunfo do FC Porto para o futuro na promoção e na formação dos nossos jogadores. O arquiteto Manuel Salgado dedicou-se a este projeto que, além de profissional, é do coração, pois estamos no mais belo estádio de Portugal, que é obra sua. Deixo também uma palavra ao senhor Gaspar Borges, que conheço há dezenas de anos e com quem sempre tive a melhor relação. Quando precisámos de alguém para colaborar, pôs-se logo à disposição de alma e coração para que isto fosse avante. A sua visão permitiu-nos chegar a bom porto, pois até há três semanas, tratámos tudo de boca, como homens de palavra. Tivemos de colocar tudo por escrito para não haver desvios nem atrasos neste projeto. Já conquistei 2.566 títulos como presidente, mas é pouco, temos de ganhar mais e cada vez mais. Para isso, este projeto é fundamental, por isso hoje estou feliz. Espero que comece hoje uma nova fase e que o FC Porto continue a ser pioneiro a formar grandes atletas”

“É absurdo e inacreditável querer deixar isto para depois das eleições. Se assim fosse, não podíamos ter contratado o Otavio ao Famalicao ou renovado com o Galeno, que ontem se estreou pela seleção do Brasil, pois quem viesse podia não gostar do Galeno. A vida do FC Porto não para e tem de ser lavada a sério, sempre a pensar no que é melhor para o clube.”

“Agradeço a todos os que, ao longo deste mandato, me ajudaram a levar isto a bom porto perante todas as dificuldades, mas queria fazer uma referência e deixar uma confidência em relação ao Dr. Fernando Gomes. Há cerca de um ano, comunicou-me que não podia continuar no FC Porto com as responsabilidades que tinha. Fiquei preocupado, pois tínhamos muitas dificuldades e problemas e ainda havia este projeto em que ele era decisivo, mas prometeu-me que nada sairia cá para fora e que ia continuar a ter o mesmo entusiasmo que teve nos 10 anos em que colaborou comigo. Nestes 42 anos como presidente, foi o dirigente que mais fez pelo FC Porto depois de decidir que não continuava. Voltaremos a ser o Jorge Nuno e o Fernando que sempre fomos antes de vir para o FC Porto, pois a amizade é o mais importante.”

Fernando Gomes (Administrador da área financeira)
“Há anos que o FC Porto procurava um projeto em condições e que sirva as suas ambições na formação. Finalmente conseguimos porque convergiram várias vontades neste projeto. Foi há mais de dois anos que esta Administração contactou a Câmara Municipal da Maia para encontrar esta localização. A Maia entendeu a importância económica e social de um projeto desta dimensão e acolheu-nos imediatamente. Isto não se faz de um dia para o outro, são anos de trabalho. Conseguiu-se um financiamento para a Academia que vai permitir pagar os autos de medição mensalmente a tempo e horas. Em seis anos, esse financiamento estará pago. Estamos tranquilos nesse sentido, pois adjudicámos uma primeira empreitada que se concretiza neste momento.”

Manuel Salgado (Arquiteto)
“Acima de tudo, é uma honra para mim e para a minha equipa, sobretudo pela confiança que o FC Porto depositou no nosso trabalho. No nosso currículo, o Estádio do Dragão e o Dragão Arena são marcos absolutamente basilares e, na origem de tudo isto, esteve a Câmara Municipal do Porto quando o presidente era o Dr. Fernando Gomes. São projetos que marcam uma carreira profissional e, nesse sentido, este projeto da Academia é muito estimulante, pois há aqui uma conjugação que não é muito normal. Este programa é ambicioso, mas tem uma visão de futuro como é uma Academia. É, efetivamente, um desafio que nos honra muito e que abraçamos de alma e coração.”

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Miguel Coelho: "É a vitória mais especial da minha carreira"

O FC Porto sagrou-se Tetracampeão Nacional de voleibol feminino após vencer o PV Colégio Efanor pela margem máxima na grande decisão da temporada 2023/24. No rescaldo do quinto e derradeiro jogo da final do play-off, Miguel Coelho descreveu um momento de “enorme felicidade” e do “dia mais feliz da carreira”, enquanto Joana Resende falou em nome de “um grupo forte com os valores do clube” recheado de atletas “dignas de representar o símbolo” portista.

Pinto da Costa: "Esta secção vai continuar a dar muitas alegrias aos portistas"

O tetracampeonato nacional de voleibol feminino tem “um significado duplamente especial” para Jorge Nuno Pinto da Costa: primeiro porque se trata de uma secção por quem o dirigente nutre “grande carinho e amizade”, segundo porque é “o último título que o FC Porto conquista” durante os 42 anos de presidência.