Falha no sistema do 112 provoca atrasos na assistência
Porto Canal
Desde as 19h35 desta terça-feira que o Centro Operacional do Norte (CONor) esteve em baixo, o que impossibilitou as chamadas diretas de emergência para o 112.
Desconhece-se, até ao momento, os motivos que levaram à falha no serviço, que afetou igualmente as centrais da PSP, GNR e Proteção Civil. Todos estes serviços de emergência estiveram sem linhas telefónicas a funcionar.
Devido à falha no sistema, as chamadas para a linha de socorro 112 só poderiam ser efetuadas, através da linha SNS24 e por intermédio dos bombeiros.
Entretanto, a situação já foi restabelecida no Norte do país, podendo existir apenas alguns atrasos na resposta ao socorro. No Sul do país perduram os problemas, estando as chamadas a ser reencaminhadas para o Norte, o que acaba por sobrecarregar o sistema desta região do país.
Recorde-se que a anomalia acontece num dia em que a região Norte está a ser afetada por chuva e ventos fortes, queda de neve e agitação marítima.